Integrantes do grupo musical da Orquestra Armorial do Cariri estarão se apresentando em cidades do Ceará, por meio do projeto Plataforma de Circular, do Theatro José de Alencar e Petrobras. Serão quatro músicos, incluindo Di Freitas, que está à frente. Seu trabalho tem sido importante no sentido de divulgar a cultura popular do Cariri. Ele atua no resgate e confecção de instrumentos musicais além de proporcionar esse aprendizado aos seus alunos. Os shows serão iniciados neste mês e seguem até março, por cidades do Centro-Sul, Sertão Central, em área de assentamentos e em Fortaleza.
Atualmente o artista tem realizado oficina de música com alunos da região, com a confecção de instrumentos como a rabeca. Em 2012, ele esteve com o grupo de músicos na Turquia para apresentações no país, além de compartilhar experiências. Além disso, já chegou a participar de programas com o músico Gilberto Gil, no Programa Rumos, e esteve em 2010 divulgando o seu trabalho no Chile, Budapeste e na França.
Serão nove cidades onde serão realizadas as próximas apresentações. O show será uma homenagem a Nonato Luiz e também ao escritor Ariano Suassuna, inspiração maior de Di Freitas para a criação da Orquestra Armorial. O grupo já chegou a lançar o CD O Alumioso, em 2009, mas realizou shows basicamente em São Paulo, onde foi gravado o disco. A tentativa é poder lançar o trabalho no Ceará. O CD, que também foi uma homenagem a Ariano Suassuna, e contou com apresentação de show em Fortaleza.
Mais informações:
Músico Di Freitas
Rua Luiz Ivan Bezerra Filho, 78 – Bairro Horto – Juazeiro do Norte/CE
Telefone: (88) 8854-8817
Com informações do Diário do Nordeste