Municípios de médio porte são os que mais crescem no Brasil

MUNICÍPIOS
11 de setembro de 2014

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados recentemente apontam que as taxas de crescimento populacional verificadas entre 2013 e 2014 estão nos municípios de médio porte, que possuem entre 100 mil e 500 mil habitantes em 2014 (1,12%). Esses municípios, em geral, são importantes centros regionais em seus Estados, ou integram as principais regiões metropolitanas do país, configurando-se como áreas de atratividade migratória.

O crescimento nos municípios com mais de 500 mil habitantes (0,84%), por outro lado, é menos acentuado, sendo menor que a média nacional (0,86%). Essa tendência é influenciada, sobretudo, pelo ritmo lento de crescimento de algumas das principais capitais e núcleos metropolitanos. Atualmente, as taxas de crescimento de algumas capitais se encontram abaixo da média nacional.

Os pequenos municípios brasileiros apresentam as menores taxas de crescimento populacional entre os anos de 2013 e 2014. O baixo crescimento, ou até decréscimo em muitos casos, pode ser explicado pelo componente migratório, influenciado por seu baixo dinamismo econômico.  Segundo a pesquisa, os municípios com população de até 100 mil habitantes apresentam taxa de crescimento estimada foi de 0,72%.

Mais notícias