Municípios do Maciço de Baturité participam de encontro sobre iluminação pública

APRECE
05 de junho de 2014

Representantes dos municípios do Maciço de Baturité participaram, na manhã desta quinta-feira (5), de mais um Encontro Regional de Iluminação Pública da Aprece. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Educação de Aracoiaba, com a presença de prefeitos, secretários de obras e engenheiros municipais. Essa foi a quinta edição da iniciativa, que pretende discutir a transferência dos ativos de iluminação pública em todas as regiões cearenses.

Na ocasião, o prefeito anfitrião, Antônio Cláudio Pinheiro, fez a abertura do evento e deu as boas vindas aos participantes, ressaltando a crise financeira pela qual os municípios estão passando e a importância de se trabalhar tecnicamente essa temática para evitar maiores ônus para as finanças municipais. O prefeito afirmou, ainda, que o município de Aracoiaba já iniciou os trabalhos preparatórios para o recebimento dos ativos da iluminação pública, incentivando os demais a começarem o processo o quanto antes.

O prefeito de Capistrano, Cláudio Saraiva, que é presidente da Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (AMAB) e membro da diretoria da Aprece, parabenizou a presença substancial de prefeitos da região, afirmando que o maciço nunca esteve tão unido e que essa questão merece realmente o empenho e envolvimento de todos. Participaram do encontro os prefeitos de Aracoiaba, Guaramiranga, Barreira, Mulungu, Palmácia e Redenção. Na oportunidade, todos contribuíram bastante com as discussões e encaminharam deliberações acerca da formação de um consórcio para diluir os custos e dividir ações na manutenção dos acervos de iluminação pública.

A transferência desses ativos tem como prazo máximo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o final de 2014. A Aprece realizará em breve mais cinco encontros, de modo a contemplar todas as regiões do Ceará, beneficiando todos os municípios com o repasse de informações técnicas e jurídicas nessa área.

 

Mais notícias