Municípios são reconhecidos por boas práticas de gestão em assistência social

PRÊMIO
30 de maio de 2014

A entrega das homenagens a 35 municípios cearenses que se destacaram em programas de assistência social aconteceu, nesta quinta-feira (29), no Salão Nobre do Náutico Atlético Cearense. A Aprece foi representada por seu presidente em exercício, Expedito José do Nascimento, que também é prefeito de Piquet Carneiro, um dos municípios agraciados. Foi uma noite de homenagens, mas também um momento cultural . A solenidade de premiação contou com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Croatá, projeto Mirins da Sanfona de Tauá, e Mãos que Encantam, de Santa Quitéria.

O evento foi prestigiado por vários prefeitos, secretários municipais e políticos, sendo conduzido pela jornalista Silvana Frota, da Revista Ceará e Municípios. O objetivo da iniciativa é estimular e promover ações de assistência social para as populações em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de uma premiação tradicional e importante, pois ressalta projetos que fazem a diferença com ações que atendam aos seguintes critérios: apoio a projetos voltados para a capacitação de jovens e adolescentes, tratamento diferenciado aos portadores de necessidade especiais e idosos carentes, projetos de geração de emprego e renda, incentivo ao esporte e a cultura, ações sócio-educativas e culturais com as famílias, implantação de conselhos de assistência social e de defesa da mulher. Os participantes têm que apresentar projetos em pelo menos 80 % destas áreas indicadas.

Os municípios são escolhidos após preencherem um questionário de avaliação onde precisam apresentar projetos de proteção social especial, e de proteção social básica, ter implantando Centros de Referência da Assistência Social, (CRAS) e Centros de Referência Especializada de Assistência Social(CREAS), ter projetos de alimentação nutricional, trabalhar a inclusão Profissional dos integrantes do Bolsa Família, e nesse sentido, a maioria das cidades estão conveniadas com o governo federal, buscando o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho-ACESSU, que tem por finalidades promover a integração dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho. Isso tem sido possível também, através do Pronatec-Programa Nacional de Ensino Técnico e através do Programa Primeiro Passo, Criado no atual governo, pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado-STDS.

O Cadastro Único é a fonte que norteia todos os programas e projetos sociais a nível municipal, estadual e federal. Depois de trabalhar fortemente o programa erradicação do trabalho infantil (PETI), os municípios estão agora preocupados com a questão, das drogas e da prostituição infantil, e principalmente, estão buscando Parcerias com o governo federal para capacitar sua população disse o presidente em exercício da Associação dos Prefeitos do Ceará, Expedito Vasconcelos, que teve seu município como um dos escolhidos, lá ele executa nada menos que 38 projetos sociais.

Durante a solenidade três instituições também foram agraciadas: a Assembleia Legislativa com o Troféu Inclusão Social, pela criação do Programa ” Ceará Sem Drogas”, o Conselho de Secretários Municipais de Assistência Social (Coegemas), com o Troféu Mérito Social, pela integração que tem promovido entre os secretários, e a Companhia Energética do Ceará (Coelce), com o Troféu Responsabilidade Social, com o projeto Nave Coelce. Cada município indica também um Amigo para receber o Certificado de Amigo do Município.

 

Municípios Homenageados

 

– Aracati

– Barbalha

– Camocim

– Carnaubal

– Caucaia

– Cratéus

– Croatá

– Dep. Irapuan Pinheiro

– Fortaleza

– Fortim

– Hidrolândia

– Horizonte

– Icó

– Limoeiro Do Norte

– Maracanaú

– Maranguape

– Milagres

– Mombaça

– Monsenhor Tabosa

– Morada Nova

– Novo Oriente

– Ocara

– Pacatuba

– Palhano

– Pentecoste

– Piquet Carneiro

– Redenção

– Reriutaba

– Russas

– Santa Quitéria

– São Gonçalo do Amarante

– Sobral

– Solonópole

– Tauá

– Várzea Alegre

 

Clique AQUI e veja fotos do evento.

Mais notícias