Museus têm programação especial a partir dessa segunda-feira (13)

CULTURA
13 de maio de 2019

A 17ª Semana de Museus oferecerá mais de 3 mil atrações em museus de todo o Brasil, a partir desta segunda-feira (13) até o domingo (19). A atual edição da Semana Nacional de Museus, organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), terá como tema: Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições. No Ceará, participam da iniciativa equipamentos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc), a Caixa Cultural Fortaleza e o Museu Sacro São José de Ribamar, localizado em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

A iniciativa convoca instituições culturais e comunidade a refletirem sobre as diferentes linguagens e assuntos que podem ser fomentados nos espaços físicos desses equipamentos. A semana também celebra o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio.

Diretora de museus do CDMAC, Valéria Laena acredita que a celebração deste ano ganha fôlego em meio aos acontecimentos envolvendo equipamentos como o Museu Nacional, destruído por um incêndio em setembro passado. A gestora avalia como positivo o comando das unidades administradas pela Secretaria da Cultura (Secult) no Ceará, tanto em relação à manutenção dos espaços quanto à aquisição de itens.

"Diga-me quando no Brasil um museu comprou um acervo de cultura popular nos últimos 10 anos? Nós recebemos isso", lembra Valéria, referindo-se aos acervos de brinquedos e cultura alimentar adquiridos pela Secretaria. A gestora também cita a reforma do Museu do Ceará como um indicativo desse cuidado com o patrimônio histórico.

Para celebrar a data, o CDMAC prepara oficinas, mesas-redondas e palestras que envolvem equipamentos da casa, como o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC) e o Museu da Cultura Cearense (MCC). De acordo com Valéria, a agenda de atividades foi pensada em conjunto com os educadores dos espaços e contará com a participação deles na condução das atividades. "Eles tanto deixam aprendizado como levam algo da instituição para a vida deles", reflete.

A conversa com os mediadores desses espaços e convidados, segundo Valéria, tem a intenção de enfatizar as múltiplas possibilidades dialógicas que os museus podem oferecer. "Teremos discussões sobre assuntos atuais, como saúde mental e história manicomial. Também abordaremos a formação de arte-educadores e abriremos espaço para temas como narrativas negras", comenta.

Já a programação prevista para o Mauc engloba oficinas, debates, exibições de filmes e visitas guiadas que passeiam por temas como ocupação cultural da negritude e recepção de públicos em ambientes museológicos. "A ideia foi pensar os museus não apenas como espaço de história de arte, mas multiculturais, que podem englobar poesia, literatura e música", comenta Graciele Siqueira, museóloga e diretora do Mauc.

A participação da Caixa Cultural Fortaleza na Semana Nacional de Museus conta com oficina de Arqueologia Experimental para crianças e curso sobre Memória e Museologia Social. Em Aquiraz, o Museu Sacro São José de Ribamar recebe palestra sobre a tradição da Capoeira.

Fonte: Jornal O Povo, com informações da Agência Brasil

Mais notícias