A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) promoveu na manhã desta terça-feira, 17 de julho, em Brasília, uma reunião com sua nova Diretoria para apresentação de conquistas e lutas da entidade ao longo dos anos. Na parte da tarde, o encontro se deu com membros do Conselho Político que representam 27 entidades estaduais do país. A Aprece que faz parte do novo grupo que estará à frente da CNM até 2021 foi representada pelo seu diretor de Relações Institucionais, Expedito José do Nascimento, membro titular do Conselho Fiscal.
De acordo com Expedito, a expectativa para os próximos três anos é de muita esperança. “Nós tivemos um grande ensinamento durante o período Ziulkoski e com certeza, Glademir Aroldi e toda essa equipe que está montada, vai trabalhar para fazer o melhor. Nós sabemos que é um novo governo, então nós temos que trabalhar com todo afinco e determinação para tudo aquilo que foi pensado e planejado pela CNM, nós consigamos colocar em pratica”, enfatizou.
O encontro teve como finalidade discutir com os integrantes deste novo Conselho, os pleitos para o segundo semestre de 2018: Comitê GTI Interfederativo; Limite de Pessoal nos Programas Federais (STN); Conselho Gestor Fiscal; Piso do Magistério; entre outros.
Na ocasião, o presidente da CNM, Glademir Aroldi, listou os avanços do movimento municipalista no Congresso Nacional e com o Poder Executivo. Aroldi também destacou as conquistas realizadas por meio da XXI Marcha Municipalista em Defesa dos Municípios, ocorrida em maio deste ano. Ficou prevista uma nova mobilização para os dias 07 e 08 de agosto sobre o ISS, Licitação e Lei Kandir.
De acordo com Expedito haverá um encontro em Fortaleza para tratar sobre o Garantia Safra no Ceará. O diretor da Aprece solicitou à CNM que enviassem representantes do semiárido para esse momento de discussão com os municípios e com as diversas instituições envolvidas no Programa. A reunião deverá acontecer na primeira semana de agosto. Em breve a Aprece divulgará a data.