O governador Camilo Santana divulgou, nesta sexta-feira (23), que o novo decreto vai autorizar que restaurantes funcionem até as 23h em solo cearense. As outras mudanças apontam que teatros serão liberados e barracas de praia estão autorizadas para funcionamento a partir das 8h. Enquanto isso, eventos com 100 pessoas em ambientes fechados e com 200 em locais abertos também serão permitidos.
A partir de segunda-feira (26), as medidas do novo decreto já passam a valer em todo o Estado, com as anteriores ainda sendo mantidas durante este fim de semana (24 e 25 de julho).
Assim como na última publicação, o decreto anunciado nesta sexta-feira vale por mais duas semanas. Dessa forma, os novos horários deverão ser praticados até o dia 9 de agosto.
Com a mudança, o toque de recolher será a partir das 00h até as 5h. O novo decreto deve ser publicado neste fim de semana, no Diário Oficial do Estado (DOE).
As últimas alterações nas regras em todo o Ceará foram anunciadas no último dia 9 de julho. Na ocasião, Camilo Santana liberou a ampliação dos horários do comércio, possibilitando que as lojas de rua passassem a funcionar a partir das 9h e os shoppings às 10h.
Apesar de falar sobre a queda dos números de infecções, internações e mortes em solo cearense, o governador ressaltou a importância de manter a vigilância contra o vírus neste período.
“É importante lembrar sempre que a pandemia ainda não acabou e existem os cuidados que são necessários de manter”, disse Camilo Santana durante o pronunciamento.
Para acrescentar à questão, Cabeto ressaltou como a campanha de imunização é extremamente necessária. “Nós estamos evoluindo na vacinação, mas nós sabemos que enquanto a pandemia não termina, a gente poder ter o surgimento de uma nova variante”, reforçou o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto.
Horários de funcionamento até domingo (25) no Ceará:
- Comércio de rua: 9h às 19h (limitação de 50%);
- Shoppings: 10h às 22h (limitação de 50%);
- Restaurantes: 10h às 22h (limitação de 50%);
- Toque de recolher: 23h às 5h;
- Igrejas e tempos: celebrações presenciais podem ocorrer até as 22h (até 50% da capacidade);
- Academias: de 6h às 22h (limitação de 40%);
- Autoescolas: 6h às 19h.