Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce é instalado em Crateús

MUNICÍPIOS
28 de junho de 2016

Através de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, foi entregue ao município de Crateús, nesta segunda-feira, 27, o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), programa de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), e dos municípios.

O intuito do programa é prestar assistência a crianças com distúrbios do desenvolvimento neurotransmissor, como os provocados pela microcefalia, além de capacitar e acompanhar o atendimento dos profissionais durante este ano.

Agora, o Ceará conta com dez policlínicas regionais com Nutep. As 19 policlínicas regionais do Governo do Estado terão seus Centros de Intervenção Precoce, com equipe de cinco profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, enfermagem ou assistência social, para o tratamento e reabilitação das crianças atendidas.

Das 20 crianças atendidas no Núcleo de Estimulação Precoce da policlínica regional em Crateús, três têm microcefalia e as demais outros problemas, como síndromes genéticas e prematuridade. Elas são dos municípios de Ararendá, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Quiterianópolis, Tamboril, além de Crateús, que formam a Região de Saúde.

 Com informações do Governo do Estado.

Mais notícias