Uma oficina técnica com secretários municipais de Desenvolvimento Rural do Ceará foi realizada pela Aprece, na manhã desta quinta-feira (2). O objetivo da iniciativa, que contou com a parceria da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), foi colocar em discussão as alternativas metodológicas para averiguação de perdas do Programa Garantia Safra.
No auditório da Aprece, o evento foi aberto pelo prefeito de Reriutaba, Osvaldo Lemos, que representou o presidente da entidade, Gadyel Gonçalves. Na oportunidade, o gestor salientou a importância de momentos de debate como aquele, voltado para a solução dos inúmeros problemas enfrentados pelos municípios do Ceará e de outras regiões do País, no que diz respeito às defasagens observadas entre o Garatia Safra e as variabilidades locais. “Nosso Estado é referência em várias áreas. É fundamental discutir formas de equacionar as grandes dificuldades enfrentadas pela falta de bons critérios para determinar a real perda de safra, tendo em vista que a situação tem se agravado nos últimos anos de seca”, disse o prefeito.
Representando a CNM, Eduardo Stranz enalteceu a capacidade técnica do Ceará, que conta com a referência e o respaldo da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com Stranz, a Confederação sempre se fez presente nas discussões e na luta por adequações e melhorias no Garantia Safra. “Essa é uma pauta prioritária para a CNM”, garantiu.
O delegado federal de Desenvolvimento Agrário, Rosilônio Magalhães, parabenizou a Aprece pela iniciativa e frisou a necessidade de se melhorar e aperfeiçoar cada vez mais o Garantia Safra. “Mas, além de discutir os indicadores, precisamos debater e encontrar mecanismos para levar informações precisas sobre o programa para os agricultores”, defendeu.
A mesa de abertura do evento contou também com as participações do presidente da Funceme, Eduardo Sávio; do presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente do Estado do Ceará (Comdetec), Roberto Cariri; e o representante da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, José Arimatéia. A palestra de abertura foi proferida pelo professor Casimiro Filho, da Universidade Federal do Ceará.
O analista de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente da Aprece, Nicolas Fabre, explicou que o evento foi direcionado apenas aos municípios que tiveram problemas com a validação de perdas do Garantia Safra. Segundo ele, é urgente da necessidade de se avaliar com mais fidelidade as reais perdas dos agricultores familiares prejudicados com a seca. “Além da defasagem dos níveis de referência de produtividade agrícola esperada, constataram-se em vários municípios problemas de interpretação da variabilidade espacial e ainda mais temporal dos dados de pluviometria”, completou.
Clique AQUI e veja as fotos.