Oficina discute alternativas de melhorias na verificação de perdas do Garantia Safra

DESENVOLVIMENTO RURAL
02 de agosto de 2018

Uma oficina técnica com secretários municipais de Desenvolvimento Rural do Ceará foi realizada pela Aprece, na manhã desta quinta-feira (2). O objetivo da iniciativa, que contou com a parceria da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), foi colocar em discussão as alternativas metodológicas para averiguação de perdas do Programa Garantia Safra.

No auditório da Aprece, o evento foi aberto pelo prefeito de Reriutaba, Osvaldo Lemos, que representou o presidente da entidade, Gadyel Gonçalves. Na oportunidade, o gestor salientou a importância de momentos de debate como aquele, voltado para a solução dos inúmeros problemas enfrentados pelos municípios do Ceará e de outras regiões do País, no que diz respeito às defasagens observadas entre o Garatia Safra e as variabilidades locais. “Nosso Estado é referência em várias áreas. É fundamental discutir formas de equacionar as grandes dificuldades enfrentadas pela falta de bons critérios para determinar a real perda de safra, tendo em vista que a situação tem se agravado nos últimos anos de seca”, disse o prefeito.

Representando a CNM, Eduardo Stranz enalteceu a capacidade técnica do Ceará, que conta com a referência e o respaldo da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com Stranz, a Confederação sempre se fez presente nas discussões e na luta por adequações e melhorias no Garantia Safra. “Essa é uma pauta prioritária para a CNM”, garantiu.

O delegado federal de Desenvolvimento Agrário, Rosilônio Magalhães, parabenizou a Aprece pela iniciativa e frisou a necessidade de se melhorar e aperfeiçoar cada vez mais o Garantia Safra. “Mas, além de discutir os indicadores, precisamos debater e encontrar mecanismos para levar informações precisas sobre o programa para os agricultores”, defendeu.

A mesa de abertura do evento contou também com as participações do presidente da Funceme, Eduardo Sávio; do presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente do Estado do Ceará (Comdetec), Roberto Cariri; e o representante da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, José Arimatéia. A palestra de abertura foi proferida pelo professor Casimiro Filho, da Universidade Federal do Ceará.

O analista de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente da Aprece, Nicolas Fabre, explicou que o evento foi direcionado apenas aos municípios que tiveram problemas com a validação de perdas do Garantia Safra. Segundo ele, é urgente da necessidade de se avaliar com mais fidelidade as reais perdas dos agricultores familiares prejudicados com a seca. “Além da defasagem dos níveis de referência de produtividade agrícola esperada, constataram-se em vários municípios problemas de interpretação da variabilidade espacial e ainda mais temporal dos dados de pluviometria”, completou.

Clique AQUI e veja as fotos.