Oficina tira dúvidas de gestores municipais sobre o Água para Todos

OFICINA
08 de outubro de 2013

Mais recursos estão garantidos para os 34 municípios do Ceará que vão receber do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) R$ 127,5 mil para instalação de cada um dos quatro Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água do Programa Água para Todos. Basta que eles consigam executar as ações previstas. A garantia foi dada nesta segunda-feira pela coordenadora geral de Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Daniela Cruz de Carvalho, em oficina com os prefeitos e assessores no auditório do DNOCS.
 
O evento contou com a presença do diretor-geral do DNOCS, Emerson Fernandes Daniel Júnior, que informou estarem garantidos para as prefeituras os recursos iniciais conforme os convênios já assinados. A Oficina, realizada pela Aprece e pela Associação dos Servidores do DNOCS (Asdec), teve por objetivo tirar dúvidas dos prefeitos em relação ao programa Água para Todos, do governo federal, de que faz parte a implantação dos Sistemas Simplificados de Abastecimento.
 
O diretor de Infraestrutura Hídrica, Glauco Mendes, informou que foi disponibilizada uma equipe de técnicos do DNOCS para dar andamento à implantação dos Sistemas Simplificados de Abastecimento, com a coordenação da engenheira Ana Tereza de Sousa Ponte. O vice-presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, prefeito de Piquet Carneiro, disse que as famílias estão passando por dificuldades e manifestou o desejo de que as obras possam avançar com mais urgência.
 
Com a seca, conforme Expedito do Nascimento, “2012 foi muito difícil, mas este ano vai ser muito mais difícil; se não mudar a situação até dezembro, vai ser o maior desafio para qualquer gestor. Não podemos mais perder tempo”, afirmou o prefeito. O Ministério da Integração Nacional já tocava com os estados a implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento, mas agora espera, com a parceria dos municípios, ganhar velocidade e resultados mais rápidos, disse Daniela Carvalho. Para isso, buscou padronizar o modelo e simplificar processos para agilizar a execução pelas prefeituras, que irão licitar as obras.

“A boa execução pode assegurar a continuidade. A possibilidade de conseguir mais recursos é grande, assim como de ser ampliado o número de municípios”, assegurou Daniela Carvalho. “Quem conseguir executar, é garantido conseguir mais recursos e realizar outras ações”, ela afirmou. Emerson Daniel informou que a oficina realizada com as prefeituras no Ceará está agendada para ser realizada também com gestores municipais de outros estados. Segundo ele, sem a colaboração do Ministério da Integração Nacional que enviou Daniela Carvalho para tirar todas as dúvidas, e sem a participação da Aprece, que compareceu em peso com os prefeitos, a ação do programa não chegaria a contento.

Pelo menos 40% do público atendido pelo programa deve ter o perfil definido no CadÚnico com renda per capita de até R$ 140. No projeto básico está previsto o atendimento a 40 famílias por cada Sistema Simplificado de Abastecimento, mas pode ser menos ou mais, explicou Daniela Carvalho. Também é possível o município concentrar os quatro sistemas em um só para atender um distrito mais populoso, desde que seja observado o custo-teto por família previsto no projeto.
 
O Sistema Simplificado de Abastecimento inclui a captação por poço ou superficial, sistema de adução, tratamento da água, reservatório e distribuição. O engenheiro Augusto Tostes, da Diretoria de Infraestrutura, informou que está sendo contratada uma empresa supervisora pelo DNOCS para acompanhamento das obras e para fazer alguma adequação dos projetos à realidade local.
 
Para facilitar o trabalho das prefeituras, Augusto Tostes aconselhou a contratar o projeto executivo e a execução da obra por Regime Diferenciado de Contratações (RDC). Daniela Carvalho sugeriu aos prefeitos utilizar as planilhas adotadas pelo governo do Ceará neste programa. Há possibilidade de que a licença ambiental ou outorga seja concedida em lote com o órgão responsável, disse ela, e lembrou que tais exigências podem ser atendidas na prestação de contas, depois de implantados os sistemas.
 

Mais notícias