Oficinas preparam municípios para campanha de multivacinação

VACINAÇÃO
10 de setembro de 2016

Coordenadores de Imunizações das 184 secretarias municipais de saúde e das 22 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) participam, até o dia 12 de setembro, das oficinas macrorregionais de capacitação para a Campanha Nacional de Multivacinação 2016. No período de 19 a 30 de setembro, com dia de divulgação e mobilização nacional em 24 de setembro, a campanha atualizará a situação vacinal da população menor de cinco anos de idade, as crianças de nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade.

As oficinas aconteceram esta semana: em Fortaleza, na segunda-feira, 05; Juazeiro do Norte, na terça-feira, 06; em Sobral, na quinta-feira, 08; nesta sexta-feira, 09, no município de Russas; e em Quixadá, na próxima segunda-feira, 12 de setembro.

A estratégia da Campanha Nacional de Multivacinação 2016 busca resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil. Estarão disponíveis durante a campanha, as vacinas da rotina previstas no Calendário Nacional de Vacinação. A vacinação será de forma seletiva para a população-alvo e, por isso, não há meta a ser alcançada.

O Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. Durante a campanha, é fundamental que toda a população nas faixas etárias estabelecidas compareçam aos serviços de saúde, levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal de cada vacina.

Em 2015, no Ceará, 401.959 crianças de 0 a 5 anos incompletos foram levadas aos postos de vacinação dos 184 municípios para atualizar a caderneta de saúde da criança. Desse total, 238.998 foram vacinadas e receberam 187.924 doses das vacinas oferecidas. Este ano a campanha incorpora as crianças de nove anos e os adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade.

Mais informações através do telefone: (85) 3101.5221/ 3101.5220.

FONTE: Governo do Estado.

Mais notícias