Oito municípios cearenses serão beneficiados com 16 salas de cinema

CULTURA
19 de setembro de 2014

A Agência Nacional do Cinema (ANCINE) em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) realiza o projeto Cinema da Cidade. Através desse iniciativa oito municípios cearenses serão beneficiados com 16 salas de cinema. São eles: Aracati, Crateús, Canindé, Crato, Iguatu, Itapipoca, São Benedito e Tauá.

O presidente da ANCINE, Manoel Rangel, esteve em Fortaleza na ultima semana para uma reunião com prefeitos e secretários de cultura desses municípios. Segundo ele, o Projeto Cinema da Cidade prevê a construção de salas de exibição em municípios com população entre 20 mil e 100 mil habitantes. A meta governamental é construir 150 Cinemas da Cidade, até o ano que vem, e 300, até 2020.

Cada complexo, instalado em cada um dos oito municípios cearenses, possui duas salas de cinema, uma com capacidade para 100 pessoas e outra para 200 pessoas, todas com equipamentos digitais de alta qualidade.

Rangel explicou também que as salas serão de propriedade do município ou do Estado, gerenciadas por empresários escolhidos por licitação. Para garantir a viabilidade financeira do empreendimento, haverá espaços comerciais e de serviços junto aos cinemas. Além disso, as salas de exibição poderão ter seu uso estendido para outras ações educativas ou culturais.

Apesar de avanços obtidos nos últimos anos, ainda são poucos os municípios que contam com cinemas. Com as novas salas abertas em parceria entre a Secult e a Ancine, o Ceará terá um mapa bem mais democratizado do acesso às exibições de cinema, com os municípios também atuando como pólos capazes de atrair espectadores de cidades vizinhas.

Com informações do Portal Vermelho.

Mais notícias