OMS lança guia para os governos combaterem a hepatite B

SAÚDE
16 de março de 2015

A hepatite B tem preocupado a Organização Mundial da Saúde (OMS) e por isso a entidade lançou um guia com recomendações sobre a doença. O material deve ser utilizado especialmente pelos países com rendas baixas e médias. A agência pede melhorias no acesso aos medicamentos e garantia de tratamento com qualidade para os infectados.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o tratamento, se bem feito, pode prolongar a vida das pessoas com hepatite B e prevenir novas infecções. A ONU orienta que todas as crianças sejam vacinadas e a primeira dose seja dada logo após o nascimento.

Por ano, 650 mil pessoas morrem infectadas pela hepatite B crônica, que afeta o fígado. Em todo o mundo, 240 milhões de pessoas convivem com a doença. A maior parte vive na África e na Ásia. Portadores de hepatite B têm aumentada a chance de morte por cirrose ou câncer de fígado.

Orientações

Uma das ações recomendadas da OMS é o uso de testes não invasivos para avaliar o estágio da doença do fígado e assim, identificar quem precisa de tratamento. Outra é priorizar o tratamento dos pacientes com cirrose. Os medicamentos indicados no tratamento de hepatite B são tenofovir ou entecavir. Eles custam pouco, têm poucos efeitos colaterais e apenas um comprimido por dia é suficiente. O tenofovir é também utilizado para o tratamento do HIV.

Mais notícias