Outubro Rosa tem programação especial no IPC

CAMPANHA
06 de outubro de 2016

O Outubro Rosa chega para conscientizar as mulheres sobre os fatores de risco, proteção e da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Com o tema “Conhecer para Cuidar”, o Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), do Governo do Ceará, terá programação rica em palestras sobre câncer de mama, que nas mulheres acarreta o maior número de mortes, seguido do câncer de pulmão, estômago e colo de útero. A abertura da programação será nesta quinta-feira (7), com a fala da diretoria e uma mesa redonda com o tema “Caminhos para os cuidados com o câncer de mama”, ministrada por Valdenrique de Sousa, mastologista do Hospital da Mulher.

O IPC é uma unidade de referência secundária para diagnóstico precoce (e tratamento quando indicado) de câncer de mama. O diagnóstico precoce e os cuidados com as mulheres reduzem a mortalidade no Estado. Na unidade são realizados em média 459 consultas de mastologia por mês, 488 mamografias, 200 ultrassons mamárias e 35 retiradas de nódulos, drenagem e biópsias (procedimento realizado no centro cirúrgico).

Dando continuidade à programação, nos dias 3, 10, 17, 24 e 31 a equipe de estagiários abrirá espaço para que as pacientes que aguardam atendimento saibam mais sobre os mitos e verdade sobre o câncer de mama. Um teatro de bonecos abordando o tema “Diagnóstico do câncer de mama” será apresentado às 9h30, no auditório, na quarta-feira, 19 de outubro. No dia 25, terça-feira, Maria Solange Paiva Pinto, enfermeira e coordenadora de educação permanente do Centro de Estudos do Hospital Cesar Cals, ministrará palestra sobre “Segurança do paciente”. Já na quarta-feira, 26 de outubro, as pacientes terão o dia da beleza, com oficinas de maquiagem.

Na quinta-feira, 27, o “Empoderamento do Paciente” será o tema do dia. A aula também sugerida pela enfermeira Maria Solange, acontecerá às 9h30min no auditório da unidade. Além disso, o grupo de dança formado pelos servidores fará apresentação. A programação também conta com feirinha de artesanatos. Nos dias 6,11,13,25 e 27, o grupo Toque de Vida, formado por mulheres que venceram a doença, fará a exposição de seu material. O grupo Roda Vida também participará da feirinha, nos dias 17 e 21.

Câncer de mama

O sintoma do câncer de mama é palpável. Com o autoexame é possível sentir a presença do nódulo (caroço) no seio. “Secreção no mamilo e nódulos na axila também são sinais de alerta”, ressalta Paola Borba, ginecologista do IPC. O diagnóstico precoce é fundamental. "Muitas mulheres só identificam a doença quando ela já está em desenvolvimento, e isso aumenta os riscos de morte”, afirma. Tabagismo, sedentarismo e obesidade são fatores de risco que contribuem para um aumento da incidência da enfermidade. "Uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos são bons aliados na prevenção de doenças, inclusive, o câncer de mama", diz.

O tratamento varia de acordo com a gravidade da doença e das condições biológicas da paciente. O primeiro passo é fazer o diagnóstico completo com análises clínicas e biópsia para descobrir se o tumor é benigno ou maligno. Então, o médico faz a indicação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia ou das práticas combinadas, de acordo com cada caso.

Quase 60 mil pacientes com a doença foram identificados em 2015, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o que representa 22% do total dos novos diagnósticos de câncer no país. Trata-se do segundo local do corpo mais atingido pela patologia no país. Apesar das frequentes campanhas alertando para a prevenção, a taxa de mortalidade ainda é alta, justamente, pela grande frequência de diagnósticos tardios.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Lacen/CIDH/IPC

Mais notícias