Pacto Nacional de Consciência Vacinal é tema da Quinta com Debate

LIVE
04 de agosto de 2023

A Quinta com Debate desta semana tratou do Pacto Nacional de Consciência Vacinal, iniciativa proposta pelo Conselho Nacional do Ministério Público, com o propósito de conscientizar a população acerca da importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI) para a prevenção de doenças, visando a retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional. A Live Semanal da Aprece contou com as participações de convidados especiais que, em suas falas, buscaram abordar o papel de cada ente que aderiu à iniciativa e salientar a importância da articulação com os municípios para efetivação das políticas de imunização previstas no PNI.

O debate também tratou das estratégias para alcance das metas de cobertura vacinal no Ceará e sobre o papel dos municípios na garantia do sucesso do Pacto, debatendo sobre seus avanços e desafios. Os participantes da Live foram: Secretário Executivo de Vigilância em Saúde do Ceará, Antônio Silva Lima Neto (Dr. Tanta); a Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde (AMPASA), a Procuradora de Justiça, Isabel Pôrto; a superintendente do Ministério da Saúde no Ceará, Kelly Arruda; e a técnica em Saúde da Aprece, Ana Kézia Cunha.  Na oportunidade, o presidente da Aprece, Júnior Castro, contribuiu com a discussão por meio de um vídeo, pois precisou fazer uma viagem de última hora, o que o impediu de se fazer presente no debate ao vivo. Na gravação, ele falou sobre a importância de cada município assumir a liderança no engajamento da comunidade e no estímulo à adesão às políticas de vacinação para garantir a retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em âmbito local e consequentemente em todo o país, como é o objetivo do Pacto.

A representante do Ministério da Saúde fez uma fala inicial no debate, apresentando o Programa Nacional de Imunização (PNI), com foco nos avanços e desafios enfrentados e salientando sua importância para a saúde em todo o país. Na oportunidade, Kelly Arruda reforçou a importância do combate ao negacionismo e à resistência à vacinação, problemas agravados na pandemia de Covid-19, impactando também de forma negativa na imunização de diversas outras doenças.

O próximo palestrante foi o titular da Vigilância Sanitária no Ceará. Dr. Tanta falou sobre as estratégias do governo para alcance das metas de cobertura vacinal no Estado, evidenciando o cenário atual das coberturas vacinais; apresentando as principais atividades realizadas, como campanhas, capacitação e reuniões; e falando um pouco sobre os próximos passos para garantir uma imunização de qualidade na população cearense. Confira AQUI a apresentação do convidado.

O Plano Nacional de Imunização (PNI) foi apresentado pela Procuradora de Justiça e Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde (AMPASA), Isabel Porto. Ela explicou os objetivos, os resultados esperados e o papel dos entes que aderiram à iniciativa do Ministério Público.

Assista ou reveja a Quinta com Debate na íntegra:

 

Por Coordenadoria de Comunicação/Aprece

Mais notícias