A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) lançou na última segunda-feira (9), o Mapa Online Municípios Agroecológicos, que reúne mais de 700 políticas públicas municipais de incentivo à agroecologia, agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional da população brasileira.
O mapa interativo é resultado de levantamento inédito que busca dar visibilidade às soluções encontradas nos municípios e mostra aos/às futuros/as gestores/as e legisladores/as que é possível, sim, realizar ações concretas para promover a segurança alimentar das famílias, reduzindo o impacto da alta dos preços dos alimentos e combatendo a escalada da fome, em nível local.
Distribuídas em 520 municípios de todos os estados e biomas, as iniciativas mostram que futuros gestores e legisladores municipais podem realizar ações concretas para promover a segurança alimentar de seus eleitores, reduzindo o impacto da alta dos preços dos alimentos e combatendo a escalada da fome, em nível local.
Elaborado por 34 pesquisadores de todo o Brasil, entre agosto e outubro, o levantamento identificou iniciativas como as de apoio à comercialização, programas de compras públicas e auxílio a grupos produtivos femininos. Políticas criativas, como conversão de resíduos recicláveis em vales para compras em feiras da agricultura familiar, programas de garantia de alimentação a gestantes e população vulnerável também se destacam entre as práticas desenvolvidas nos municípios.
O mapa permite que as iniciativas sejam filtradas entre os mais de 30 temas e/ou por estado da federação, sendo apresentadas em fichas técnicas com informações como o bioma, a macrorregião, o estado e o município onde cada iniciativa ocorre, além de uma breve descrição da experiência e alguns dados sobre sua execução. Algumas das iniciativas descritas apresentam ainda anexos, contendo fotos e informações mais detalhadas sobre seu histórico e principais resultados.
Agroecologia nas Eleições
O levantamento é parte da campanha ‘Agroecologia nas Eleições’, que também apresentou um documento com 36 propostas, organizadas em 13 campos temáticos, para a criação de políticas públicas de apoio à agricultura familiar e à agroecologia, a ser entregue a candidaturas a prefeitos e vereadores. No formato de carta-compromisso, o documento é denominado ‘Agroecologia nas Eleições: Propostas de Políticas de Apoio à Agricultura Familiar e à Agroecologia e de Promoção da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional em Nosso Município’.
Até agora, mais de 700 candidaturas, de várias correntes ideológicas, já assinaram a carta-compromisso, fortalecendo a presença e transversalidade do tema no pleito deste ano.
Fonte: ANA