Plano Estratégico de Preparação para a Seca é apresentado à SDA

SECA
24 de fevereiro de 2015

Acompanhado da consultora do Banco Mundial, Mônica Amorim, o presidente da Aprece e prefeito de Piquet Carneiro, Expedito José do Nascimento, participou, na manhã desta terça-feira (24) de uma reunião com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, Dedé Teixeira. O encontro também contou com a presença de representantes da Funceme, do Sebrae, da Ematerce, da Fetraece e do Projeto São José. O objetivo foi apresentar ao secretário estudos realizados em parceria para a elaboração de um Plano Estratégico de Preparação para a Seca.

Na oportunidade, os participantes da reunião deram detalhes preliminares da ação que culminou na elaboração do estudo, ramificado em quatro planos distintos: Plano de Gestão de Recursos Hídricos da Região Metropolitana de Fortaleza; Plano de Gestão de Recursos Hídricos de uma bacia de pequeno porte do Estado de Pernambuco; Plano de Monitoramento da Seca e Plano Municipal de Preparação Agropecuária de Combate à Seca, realizado como piloto no município de Piquet Carneiro.

Na oportunidade, Mônica Amorim explicou que a escolha do município para sediar esse estudo foi pelo fato do mesmo ser totalmente sediado no semiárido, enfrentando de forma freqüente os efeitos da estiagem; ter um alto índice de vulnerabilidade; ser muito organizado; e, nos últimos anos, dar especial atenção à área rural. “Hoje temos um completo plano pronto, em cuja elaboração contamos com o envolvimento de toda a comunidade local, passando do poder público municipal, aos sindicatos, grupos de agricultores, moradores e a população como um todo”, afirmou a consultora.

O presidente da Aprece, durante a reunião, falou da importância do titular da SDA tomar conhecimento dessa experiência e também de unir forças para conseguir viabilizar junto ao governo do Estado todo o apoio possível para concretizar o projeto.  “Estamos em busca de condições para implantar esse projeto em Piquet Carneiro, onde houve toda mobilização e envolvimento da população para a elaboração do projeto, para depois divulgarmos os resultados concretos replicarmos a metodologia nos demais municípios do Ceará”, afirmou.

Sensível à importância da iniciativa, Dedé Teixeira frisou a importância de se estabelecer parcerias múltiplas para promover o pleno desenvolvimento municipal.  Ele propôs que, já na próxima semana, seja realizada uma nova reunião de trabalho para detalhar o projeto e depois levar ao conhecimento do governador Camilo Santana. 

Mais notícias