Política hospitalar do Ceará é tema de reunião entre Aprece e Cosems

SAÚDE
19 de junho de 2015

A Aprece, por meio de seu presidente, Expedito José do Nascimento, e equipe técnica; participou de uma reunião com a diretoria do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), no fim da tarde desta quinta-feira (18). Durante o encontro, realizado na sede do Conselho, foi ajustada uma proposta de reformulação da política hospitalar do Ceará que será aprimorada e apresentada ao governador Camilo Santana.

Também foi discutido como informar e formar os gestores locais sobre as auditorias na atenção básica realizada por órgãos de controle como TCM/TCU/CGU/DENASUS. “Essa auditoria inicialmente terá um caráter de pesquisa, mas poderá ser transformada numa improbidade administrativa se não for bem acompanhada pelos gestores”, informou Ana Mello, assessora técnica de Saúde da Aprece.

O outro ponto da pauta da reunião foi o cofinanciamento dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP) e Hospitais Estratégicos, tendo sido definida a proposta de reivindicar o valor de R$ 93 milhões do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) para garantir o custeio desses hospitais, repassando R$ 60.000,00 aos municípios. “Esse é um valor que vamos solicitar para tentar sanar as dificuldades enfrentadas pelas gestões municipais, tendo em vista os agravos da seca, da crise financeira e da crise na Saúde”, afirmou Expedito José do Nascimento, ressaltando que essa apenas é uma proposta a ser apresentada e que todos estão abertos à discussões em benefício dos municípios.

Durante o encontro, também foi firmada uma parceria entre a Aprece e o Cosems para instalação de um escritório de apoio no Cariri. Estiveram presentes à reunião: o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento; o presidente do Cosems e Secretário de Saúde de Horizonte, Josete Malheiros; a Coordenadora da Atenção Básica do Estado, Ana Virginia, a assessora técnica da Aprece Ana Mello, assessores técnicos do Cosems e Secretários de Saúde de Cedro, Mauriti e Quixeramobim.