Política Nacional de Resíduos Sólidos é tema de Seminário em Fortaleza

DISCUSSÃO
04 de abril de 2017

A capital cearense recebeu, nesta segunda-feira (03), o 4º Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS),  no auditório da sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O objetivo foi discutir a gestão de resíduos sólidos, que continua sendo um dos grandes desafios das administrações municipais no Ceará e em todo País. A Aprece foi representada no evento pelo prefeito de Russas, Weber Araújo, membro da diretoria da entidade.

A Agenda 2030 foi um dos temas abordados no evento- realização pela Prática Eventos com promoção do Diário do Nordeste – durante a palestra da pesquisadora da Lituânia, Ieva Lazareviciute. A plataforma é um plano de ação global para que, em 2030, seja alcançado o desenvolvimento sustentável. O plano consiste em 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas.

A pesquisadora também falou sobre meios de implementação e de parcerias globais, além de fazer um roteiro para acompanhamento e revisão dessa agenda. Ieva ressaltou que o problema da gestão de resíduos sólidos é em cadeia. O descarte correto do lixo, conforme ela, não é isolado.

"Tem todo um contexto de sustentabilidade global, que é um ponto extremamente importante para todos nós neste momento. Muitos municípios ainda não fizeram seus planos de política de descarte de lixo. Não é algo que acontece só no Brasil. Para se ter uma ideia, nenhum País no mundo ainda é 100% sustentável. Entretanto, é necessário afirmar que empresas e a sociedade também tem sua parcela de responsabilidade. Cada um pode contribuir individualmente, sem esperar o outro fazer", pontuou a palestrante.

Já o advogado Wladimir Antônio Ribeiro falou da importância dos consórcios na política nacional de resíduos sólidos. Segundo ele, é necessário se pensar nacionalmente para garantir resultados mais eficazes. "Temos que estabelecer metas mínimas para, de fato, alcançarmos avanços consistentes na atual conjuntura em todo País. O lixo gerido de forma correta pode virar dinheiro e solução para muitos problemas da sociedade", pontua ele numa visão mais comercial.

Fonte: Diário do Nordeste

Mais notícias