População cearense contará com novos leitos e hospitais

SAÚDE
14 de maio de 2020

O governador do Ceará Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciaram novos leitos no Estado para atendimento a pacientes com Covid-19. Em Fortaleza, na próxima semana, o Município abrirá 54 unidades no Hospital da Mulher. O Hospital do PV ganhará novo bloco, com 56 leitos.

Para o final do mês está confirmada a abertura de 70 leitos no Hospital da Criança, que será usado inicialmente para adultos infectados pelo novo coronavírus. O governador anunciou dois novos hospitais de campanha instalados em contêineres. Em Caucaia, a unidade terá 40 leitos. Em Maracanaú, serão 40. Ao todo, o Ceará tem mais de 2.000 leitos exclusivos para pacientes com covid-19.

Obediência ao isolamento
Ambos os gestores, que fizeram transmissões ao vivo no fim da tarde de quarta-feira (13), também falaram de isolamento social. Segundo Roberto Cláudio, Fortaleza está com o menor fluxo de veículos desde o início da pandemia, com redução de até 80% em alguns bairros, como Jóquei Clube, Luciano Cavalcante e Salinas. A demanda por transporte público também caiu 80%.

Camilo Santana afirmou que a meta de isolamento é de 70% em Fortaleza e que ontem estava acima de 60%. O governador informou ainda que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) deu nota 9,2 ao Ceará, segunda melhor do Brasil, pelas medidas de isolamento social.

Roberto Cláudio apontou os bairros com menor adesão ao isolamento: Vila Peri, Bom Sucesso, Bom Jardim, Mucuripe, Carlito Pamplona, Padre Andrade, Parangaba, Parque Dois Irmãos e Paupina. Os índices, pontuou o prefeito, vão se refletir numa menor disseminação da covid-19 e, portanto, com expectativa de menor demanda da rede de saúde nas próximas semanas.

Roberto Cláudio disse ainda que, entre quinta e sexta-feira, o Município aguarda 315 monitores hospitalares, que auxiliarão no tratamento da doença.

Números
Atualização publicada por volta das 18 horas desta quarta-feira (13) pela Secretaria de Saúde (Sesa) aponta que o Ceará chegou a 19.156 casos confirmados da covid-19 ao final da tarde – são 744 a mais que o boletim desta terça-feira (12) de horário semelhante. Fortaleza concentra 13.037 deles. Segundo o relatório, 9.796 pessoas estão recuperadas da doença. Na terça, também em período semelhante, eram 9.231.

O Estado é o segundo que mais realiza testagens, conforme dados publicados esta semana pelo Ministério da Saúde, atrás de São Paulo. 32.297 suspeitas estão sob investigação e 49.530 testes foram realizados até o fechamento desta edição. Com taxa de letalidade em 7,3%, o Ceará contabiliza 1.389 óbitos – 109 a mais que esta terça.

Dos cerca de 30 hospitais, entre públicos e privados, em Fortaleza, apenas três estão com menos de 90% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a covid-19. São eles Hospital Distrital Gonzaga Mota Messejana, Hospital Gênesis e Hospital Leonardo da Vinci.

Fonte: O Otimista

Mais notícias