Portal de serviços estimula políticas de telecomunicações

TECNOLOGIA
24 de agosto de 2016

Implementar programas na área de telecomunicações por gestores públicos. Com essa finalidade, o  Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) disponibilizou o Portal de Serviços  – ferramenta que reúne 20 conjuntos de dados como o número de telecentros instalados no país, a quantidade de equipamentos direcionados para pontos de inclusão digital e as solicitações para a implantação do programa Cidades Digitais.

A nova ferramenta, com um formato didático, destaca os passos a serem adotados para instalação dos serviços. Um exemplo é a possibilidade de uma das 5.570 prefeituras brasileiras solicitar o acesso ao Cidades Digitais.

Os prazos dos serviços são definidos no meio digital, evidenciando a preocupação do MCTIC em estabelecer o tempo necessário para prestação de cada um deles. No caso de Denúncia Sobre Serviços de Radiodifusão, por exemplo, o cidadão deverá ter a resposta em um dia. Outros serviços têm um prazo de resposta maior, variando entre 30 e 90 dias. Eles estão ligados ao Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).

Ajuste

A disponibilização das informações no Portal de Serviços é resultado de uma etapa cumprida dentro do Plano de Trabalho firmado entre o MCTIC e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Essa iniciativa das pastas também está inserida na Estratégia de Governança Digital (EGD), que pode ser acessada aqui.

Com informações do MCTIC.

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