Prazo para habilitação ao VAAR e VAAT do Fundeb 2025 encerra em 31 de agosto

EDUCAÇÃO
22 de agosto de 2024

O prazo para habilitação ao Valor Aluno Ano Total (VAAT) e ao Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR) para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em 2025, se encerra em 31 de agosto.

Em relação ao VAAT, cerca de 151 entes da federação ainda não efetuaram a habilitação, sendo necessário transmitir ou retificar as informações da matriz de saldos contábeis de 2023, via SICONFI/STN; e transmitir os dados do ano de 2023 ao SIOPE/FNDE (Anexo da Educação do RREO).

No que concerne ao VAAR, ainda há mais de 2.800 municípios, que atualmente, encontram-se inabilitados. É importante que os gestores municipais estejam alertas diante do curto prazo para regularizarem as pendências junto ao Sistema Integrado de Monitoramento e Execução e Controle (Simec).

Neste sentido, o movimento municipalista, por meio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), encaminhou na última segunda-feira, 19 de agosto, um ofício ao Ministério da Educação (MEC) solicitando a prorrogação de prazo para o atendimento das condicionalidades I e V previstas na Lei do Fundeb, para que as redes municipais tenham um tempo maior para cumprirem adequadamente as condicionalidades do VAAR.

Importante ressaltar que a prorrogação do referido prazo não impactará negativamente na apuração das condicionalidades informadas pelas redes de ensino que buscam a habilitação ao VAAR 2025, tendo em vista que a prorrogação ocorreu nos exercícios de 2022 e 2023, possibilitando que mais redes pudessem se habilitar a concorrer ao recebimento da complementação da União ao Fundeb.

As dúvidas sobre o preenchimento do Simec para atendimento às condicionalidades do VAAR e sobre as pendências para o VAAT podem ser sanadas por meio dos seguintes canais digitais:

VAAR: Whatsapp: 61 2022-2066 (MEC)

VAAT: Fale Conosco Siope e  Fale Conosco da Contabilidade da Federação.

 

Fonte: Agência CNM de Notícias

 

Mais notícias