Prazo para o envio de redações para o Programa Jovem Senador encerra dia 21

EDUCAÇÃO
11 de agosto de 2015

Segue até 21 de agosto, o prazo para que escolas encaminhem as redações selecionadas no Programa Jovem Senador para as secretarias estaduais de Educação. As três melhores redações de cada estado serão enviadas a Brasília. De acordo com a secretaria de Relações Públicas do Senado, Marcia Yukiko, só é validada as redações enviadas até a data estipulada. Marcia explica que uma comissão julgadora do Senado escolhe a melhor redação de cada estado e, entre essas, as três melhores do país. O resultado final deverá ser divulgado até o dia 14 de outubro em uma cerimônia especial.

O Jovem Senador é um projeto anual que incentiva a participação de estudantes na política. Por meio de um concurso nacional, 27 estudantes têm a oportunidade de vivenciar o trabalho dos senadores. O projeto seleciona as melhores redações de estudantes de até 19 anos do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de três dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Os autores das 27 melhores redações — um por unidade da Federação — serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República.

Além da viagem à Brasília, medalha e certificado, outros prêmios também estão previstos para os estudantes (notebook), os professores (tablet) e para as escolas (computadores para as três primeiras classificadas nacionalmente).

Mais informações através do site do Jovem Senador. 

Com informações do Senado Federal.

Mais notícias