Encerra na nesta quinta-feira, 30 de julho, o prazo para que beneficiários do Crédito Fundiário formalizem as renegociações de contratos junto ao Programa de Crédito Fundiário (PNCF) e Banco da Terra. O acordo, previsto na Resolução 4450/2015, é válido para aqueles que pagaram os 5% de amortização e não conseguiram finalizar o processo na data limite.
De acordo com a representante do departamento de Reordenamento Agrário, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Raquel Santori, é importante que os agricultores familiares não percam o prazo estipulado para se beneficiarem. “A taxa de juros vai de 0,5% a 2% para o parcelamento. E no caso do pagamento à vista, pode haver um desconto de até a 50% do valor total, dependendo do estado”, ressalta Raquel Santori.
É importante que quem estiver inadimplente procure o banco onde adquiriu o crédito o mais rápido possível. Estando em débito, a dívida será executada e o agricultor familiar fica impedido de acessar as políticas públicas do governo federal. É importante não perder o prazo, pois não há previsão de que ele seja prorrogado. Caso não esteja na lista dos beneficiários, registre sua reclamação ou dificuldade para finalizar sua renegociação.
Clique aqui e acesse o canal de diálogo virtual com os/as beneficiários/as que têm o direito de renegociar suas dívidas do Plano Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
Com informações do MDA.