O Ministério da Educação publicou na última sexta-feira, 31, portaria que altera o prazo para renovação de contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes que firmaram contratos junto com o Fundo no segundo semestre de 2013 e ao longo de 2014, agora até 30 de novembro próximo, para fazer a renovação através do Sistema Informatizado do Fies (SisFies).
O Fies financia de 50% a 100% dos encargos educacionais, dependendo da renda familiar mensal bruta e do comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade. Podem requerer o financiamento alunos com renda familiar mensal bruta de até 20 salários mínimos.
A taxa de juros é de 3,4% ao ano, e os estudantes só começam a amortizar o financiamento 18 meses após encerrar o curso. O prazo para quitar a dívida é de três vezes o período financiado acrescido de doze meses. No caso de um curso com duração de quatro anos, por exemplo, o aluno tem 13 anos para amortizar o financiamento (3 x 4 anos do curso regular + 12 meses).
O Fundo é destinado a alunos regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos, oferecidos por instituições cadastradas no programa e que tenham obtido resultados positivos nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Mais informações na página do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e na central de atendimento do FNDE, pelo telefone 0800-616161.