Prefeitos apresentam e discutem ações de combate ao Aedes Aegypti

ENCONTRO
23 de junho de 2016

Experiências de sucesso no combate ao mosquito Aedes Aegypti foram apresentadas por representantes de municípios cearenses, que detalharam as principais medidas adotadas no controle do inseto, nesta quarta-feira (22), durante Encontro Regional de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, em Quixeramobim. Promovido pela Aprece, em parceria com a Frente Parlamentar de Combate ao Aedes Aegypti da Assembleia Legislativa, o evento serviu como troca de experiências entre prefeitos, deputados, gestores municipais de Saúde e órgãos com atuação na área.

Entre as principais ações apresentadas, destaque para a conscientização da população, o aumento no número de visitas domiciliares, o trabalho educativo nas escolas, a aplicação de telas em reservatórios de água, entre outras. Sede do evento, a cidade de Quixeramobim foi criteriosamente escolhida por estar na região do Sertão Central, área considerada crítica e com elevados números de transmissão de doenças pelo inseto. A reunião contou com a participação de 11 prefeitos com representação de 23 municípios.

Uma das conclusões do encontro foi que, em cidades com experiências exitosas, optou-se por priorizar métodos de controle biológico com a piaba rabo de fogo (peixe que devora a larva do mosquito) e a adoção de métodos mecânicos, como o telamento de reservatórios de água. Ações educativas diretas com agentes de saúde e de endemias também se mostraram fundamentais para a redução dos índices em alguns desses municípios. Essas estratégias foram consideradas mais eficazes e baratas que as químicas, como o chamado fumacê. De acordo com o deputado estadual Carlos Matos, presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Aedes Aegypti, esses municípios conseguiram diminuir a infestação do mosquito com “iniciativas criativas e baratas”. O parlamentar também defendeu a ampliação de seis para 10 do número mínimo de visitas, por ano, dos agentes de endemia nas casas.

Para o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, o evento foi considerado um grande sucesso, pela grande mobilização realizada e pelo engajamento e comprometimento observado em todos os participantes. Ele salientou a importância do trabalho conjunto entre o poder executivo municipal e o legislativo, na busca de soluções viáveis e efetivas para o problema. Expedito avaliou que a responsabilidade pelo combate ao mosquito não pode recair somente para as prefeituras. “Precisamos estar juntos para trabalhar uma ação bem concentrada, com o objetivo de erradicar realmente esse mosquito”, disse.

A secretária-executiva da Saúde do Ceará, Lilian Alves Amorim, afirmou que, além do esforço conjunto entre Estado e municípios, as prefeituras precisam focar em ações intersetoriais. O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, ressaltou que a seca estimula o armazenamento de água nas residências, aumentando, assim, os focos de larvas do Aedes aegypti.  No município, o Poder Público investe em campanhas educativas, treinamento dos agentes de endemias, além de alterações na legislação.

Participaram ainda da audiência o coordenador do Centro de Apoio à Cidadania (CAO Cidadania) do Ministério Público do Ceará (MPCE), promotor Hugo Porto; o diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fioruz), Fernando Ferreira Carneiro, entre outros convidados.

Clique AQUI e veja as fotos.

Mais notícias