Prefeitos Ceará 2018 é iniciado com sucesso

SEMINÁRIO
04 de junho de 2018

Centenas de prefeitos, secretários municipais, assessores técnicos, prestadores de serviços e agentes públicos participaram, na manhã desta segunda-feira (4), da abertura do Seminário Prefeitos Ceará 2018, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Em sua sexta edição, o evento, realizado pela Prática Eventos em parceria com a Aprece e o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE), trouxe esse ano a temática Governança e Transparência, sendo considerado o maior encontro de autoridades locais do Estado, de acordo com os organizadores.

Durante a abertura do seminário, o presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves, enfatizou a importância desse evento, que conta sempre com o trabalho da Aprece por se tratar de uma iniciativa fundamental para promover a capacitação e a troca de experiência entre os gestores municipais cearenses. Na oportunidade, a Aprece concedeu ao senador Eunício Oliveira a comenda Américo Barreira, maior honraria do municipalismo cearense. “É uma maneira de reconhecermos e agradecermos o trabalho do presidente do Congresso Nacional, que inúmeras vezes demonstrou sua sensibilidade e seu comprometimento com a causa municipalista, sempre atendendo às demandas dos gestores municipais”, disse Gadyel.

O evento, composto de uma rica programação voltada para o aperfeiçoamento das gestões municipais, foi iniciado com uma palestra magna, proferida pelo governador do Ceará, Camilo Santana. Segundo ele, planejamento e organização são fundamentais para garantir administrações públicas eficientes. “Para conseguir prestar serviços de qualidade e dar resultados para a população nas mais diversas áreas, o gestor precisa antes organizar a estrutura administrativa de seu municípios. E isso só pode ser feito através de ferramentas eficientes de gestão”, defendeu o governador.

Em sua fala, o presidente do TCE/Ceará, conselheiro Edilberto, analisou o papel do controle e da governança nas instituições públicas na era da transparência. Até o final da tarde desta terça-feira (5), o Seminário Prefeitos Ceará 2018 aborda os desafios da realidade de administrar uma cidade, como por exemplo, atração de investimentos, qualidade da educação pública, gestão de projetos, planejamento para o desenvolvimento municipal, desenvolvimento sustentável, mobilidade urbana, energia solar, controle social e participação cidadã, serão destrinchados entre palestras e debates.

Temas

O evento trata, em suma, de assuntos de interesse público, como despesas de órgãos municipais e formas eficientes de se aplicar recursos, cada vez mais escassos. Em linhas gerais, serão discutidos temas como: Desenvolvimento Municipal, Índice Geral de Governança, Indicadores e Resultados para Análise das Políticas Públicas, Modelo de Gestão Inteligente de Cidades, Energia Renovável para a Gestão Pública, Controle Social, Lei Eleitoral na Gestão dos Municípios, entre outros.

Esta sexta edição é realizada em ano eleitoral, quando mais de 6 milhões de pessoas, em todo o Estado do Ceará, escolherão, deputados, senadores, governador e presidente. A Palestra de encerramento do evento será, justamente, sobre o impacto da Lei Eleitoral na Gestão dos Municípios, com André Costa, presidente do Instituto Cearense de Direito Eleitoral (Icede).

Veja todas as fotos do primeiro dia AQUI.

Mais notícias