Prefeitos e outros representantes municipais podem participar da delegação nacional da COP30

MEIO AMBIENTE E SANEAMENTO
16 de setembro de 2025

Está aberto o período para a apresentação de candidaturas de gestores que têm interesse em participar da delegação brasileira na 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O encontro será realizado entre 10 a 21 de novembro em Belém, no Pará.

Será o momento de a delegação nacional refletir sobre a diversidade da sociedade e sua mobilização em torno da justiça climática. O credenciamento e sua validação é etapa obrigatória para acesso à Zona Azul da COP30, espaço onde ocorrem as negociações oficiais, reuniões técnicas e eventos paralelos. Além dos prefeitos e prefeitas, podem participar da delegação outros representantes municipais do Executivo, Legislativo e Judiciário com comprovada atuação na área de mudança do clima.

As candidaturas podem ser apresentadas até o dia 30 de setembro, por meio de formulário disponível no Portal do Brasil Participativo, limitado a uma resposta por Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O resultado da seleção será divulgado na primeira quinzena de outubro. A etapa final desse processo, com a confirmação do credenciamento, será realizada diretamente por e-mail pela UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima -United Nations Framework Convention on Climate Change), com orientações para a retirada das credenciais necessárias para acesso à Zona Azul da COP30.

Os custos dos participantes com o deslocamento, estadia e alimentação não estão inclusos no edital de chamamento do credenciamento.

Clique AQUI para mais informações e confirmar a sua participação.

 

Fonte: Agência CNM de Notícias