Prefeitos são certificados por melhorarem os indicadores sociais dos municípios em 2014

MUNICÍPIOS
23 de dezembro de 2015

Os prefeitos que estabeleceram e cumpriram metas para melhorar os indicadores sociais dos seus municípios no ano 2014 estão sendo certificados pelo governo federal.

A certificação é feita pela internet, no site da Agenda de Compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Para imprimir o certificado basta acessar o site, selecionar o município e clicar na medalha que aparecerá na tela; caso o prefeito tenha alcançado as metas assumidas. 

A certificação também está disponível para os gestores municipais que atingiram metas relativas a 2013 e ainda não imprimiram o documento. Ano passado o sistema certificou 18 prefeitos.

Agenda de Compromissos

A Agenda de Compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) é um sistema on line desenvolvido pela Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República para estimular os prefeitos a estipularem metas para melhorar a vida dos cidadãos.

Cada meta assumida está diretamente relacionada a um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), das Nações Unidas. 

São eles:  Acabar com a fome e a miséria; Oferecer educação básica de qualidade para todos; Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater a Aids, a malária e outras doenças; Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Para cada meta assumida o sistema relaciona os programas federais que atuam no foco e podem ser executados nas cidades para ajudar no alcance dos resultados. 

Por exemplo, para a meta  “Erradicar a Extrema Pobreza e a Fome” , o sistema indica o Programa Bolsa Família, que até 2013 havia retirado 36 milhões de famílias da miséria.

A ferramenta também permite que o cidadão monitore e avalie o desempenho do seu prefeito ou prefeita nos compromissos assumidos, ampliando a governança local.

A adesão é gratuita e deve ser feita diretamente no sistema. O Ministério do Planejamento, PNUD, Caixa Econômica Federal e ODM Brasil são parceiros nesta iniciativa.

"Foi gratificante fazer e planejar a gestão por resultados e ter isso comprovado os avanços através da Agenda de Compromisso foi muito importante. Vale a pena adaptar a agenda aos ODS, pois a luta continua e novamente vamos estabelecer nossas metas. 
Aproveito para agradecer a todos que contribuiram para esse resultado que beneficiou a população, foco de nosso trabalho", afirmou Ediene Monteiro, prefeita de General Sampaio, um dos municípios certificados.

Municípios certificados em 2014 são: 

CE/GENERAL SAMPAIO

CE/MARACANAU

CE/MAURITI

MA/BACABAL

MG/CEDRO DO ABAETE

MG/CLARAVAL

MG/ELOI MENDES

MG/FERVEDOURO

MG/NOVA PORTEIRINHA

MT/LUCAS DO RIO VERDE

MT/MARCELANDIA

MT/TANGARA DA SERRA

PA/BARCARENA

PE/BREJO DA MADRE DE DEUS

PI/MADEIRO

PI/REGENERACAO

PR/BALSA NOVA

PR/CLEVELANDIA

PR/GUARACI

PR/IPORA

PR/LOANDA

PR/SAPOPEMA

PR/UBIRATA

RN/PORTALEGRE

RS/CACHOEIRA DO SUL

RS/CANDELARIA

RS/CAPAO DO CIPO

RS/IVORA

RS/JAGUARI

RS/JARI

RS/VALE DO SOL

SC/ABDON BATISTA

SC/BRUSQUE

SC/CAMPO ERE

SP/AGUAS DA PRATA

SP/EMBU

SP/GARCA

SP/ITATIBA

SP/PATROCINIO PAULISTA

SP/SANTOS

Mais notícias