Prefeitura de Fortaleza promove ações estratégicas de combate a dengue

SAÚDE
27 de maio de 2015

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social, da Célula de Vigilância Ambiental e de Riscos Biológicos, em parceria com os Distritos Técnicos de Endemias das seis Regionais, criou o Coletivo de Eliminação do Mosquito da Dengue nos Bairros de Fortaleza promovido todas as terças-feiras. Essa estratégia compõe um pacote de ações que a Prefeitura vem desenvolvendo ao longo do ano para combater a dengue em Fortaleza, em especial, neste período epidêmico enfrentado no Brasil.

Durante as ações, estão sendo realizadas abordagens educativas e visitas domiciliares pelos 82 educadores e 18 agentes de endemias, totalizando 100 servidores atuando nos territórios com maior índice de casos de dengue. O principal intuito dessa iniciativa é detectar e eliminar os focos do mosquito e também instruir a população a estar sempre alerta aos possíveis depósitos que se tornam criadouros do Aedes aegypti.

De acordo com o gerente da Célula de Vigilância Ambiental em Riscos Biológicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Dr. Nélio Moraes, o número de ocorrências na Regional VI é preocupante, assim como a elevação dos casos na Regional II. "Do fim da última semana para cá, aumentou significativamente o número de casos nos bairros São João do Tauape, Joaquim Távora e Luciano Cavalcante, acarretando uma maior procura pelas unidades de saúde", explica.

Em virtude disso, ele anunciou, para a próxima sexta-feira, 29, um mutirão com todos os 1.100 agentes de endemias das Regionais, no Joaquim Távora e São João do Tauape. A finalidade é que, em apenas um dia, sejam realizados serviços que normalmente levariam dois meses para serem executados. "Vamos fazer visitas, identificar criadouros, aplicar o fumacê, além de mobilizarmos 150 educadores da saúde para conversar com os moradores do bairro. Todo esse trabalho não terá resultado se a população não ajudar", ressalta.

Boletim

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira, 26, um boletim informando sobre a situação da Dengue no Ceará. Com uma variação de 7.393 notificações para 12.249 em apenas um mês – de março para abril – deste ano, o Ceará aparece como o estado brasileiro com o segundo maior aumento do número de casos de dengue nesse período, e ainda, a confirmação de 12 óbitos pela doença em 2015.

Mais notícias