Prefeitura divulga Plano Operacional do Carnaval de Fortaleza

CARNAVAL
12 de fevereiro de 2015

O Carnaval de Fortaleza inicia nesta sexta-feira (13/2) e segue até terça-feira (17/2) com programação de shows musicais, desfiles de agremiações, bailinhos infantis e blocos de rua. Os foliões que quiserem participar da festa poderão optar pelo Aterrinho da Praia de Iracema, Avenida Domingos Olímpio, Mercado dos Pinhões, Passeio Público, Mocinha e Estoril.

A Prefeitura de Fortaleza preparou uma série de planos operacionais para garantir o bem estar e a animação dos foliões, que foram apresentados em coletiva nesta quinta-feira (12/02). Entre as ações, o Carnaval vai contar com reforço de 115 ônibus extras, 592 agentes da AMC para auxiliar o trânsito, dois Postos Médicos Avançados na Praia de Iracema e Avenida Domingos Olímpio, 348 guardas municipais e 614 policiais militares reforçarão a segurança nas principais áreas.

Ônibus extras

A Empresa de Transporte Urbano (Etufor) disponibilizará 115 veículos reservas, que ficarão disponíveis nos locais dos eventos com linhas diretas aos terminais. O efetivo de 267 veículos da frota continuará funcionando normalmente.

Os ônibus reservas sairão dos sete Terminais da Integração em direção da Praia de Iracema e Domingos Olímpio. Haverá 70 agentes operacionais, das 19h às 4h, para informar aos usuários, auxiliar os usuários e promover a fiscalização como combate ao transporte remunerado não autorizado e cobranças indevidas de taxistas. “Esperamos que o carnaval seja tranquilo, que os foliões utilizem o transporte coletivo para ir aos locais de festa. Haverá ônibus suficientes durante os quatro dias”, afirmou o Presidente da Etufor, Antônio Ferreira.

Desvios no trânsito

Um efetivo de 592 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito estará trabalhando entre os dias 13 e 17 de fevereiro, priorizando ações em áreas com maior quantidade de turistas. A fiscalização e o atendimento de ocorrências continuarão normalmente durante todo o feriado. A população pode acionar a AMC no número 190.

Durante todos os dias de carnaval, a partir de 14h, o acesso ao Aterrinho da Praia de Iracema será bloqueado para veículos. Agentes de trânsito irão fechar a Av. Beira Mar no trecho compreendido entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano.

O Largo da Dona Mocinha também contará com um bloqueio viário na Rua João Cordeiro, entre a Rua Tenente Benévolo e Av. Monsenhor Tabosa, a partir do mesmo horário. Essa região contará com o auxílio de 40 agentes de trânsito por dia, de sexta à terça-feira.

Na Avenida Domingos Olímpio, o órgão irá promover a interdição da via, a partir das 14h, entre as avenidas da Universidade e Aguanambi. O efetivo diário será composto por 120 agentes da AMC, além de 30 orientadores de tráfego do Via Livre.

Até quarta-feira (18/2), os motoristas poderão trafegar na faixa exclusiva para ônibus do sentido Aldeota/Bezerra de Menezes, da Av. Domingos Olímpio, onde foi montada a arquibancada para o desfile carnavalesco. Os equipamentos de fiscalização eletrônica estarão desativados durante o período. A fiscalização no trecho será retomada na quinta-feira (19/2).

No Mercado dos Pinhões, oito agentes atuarão diariamente efetuando o bloqueio da Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli.

Os demais polos carnavalescos, como Passeio Público e Estoril, irão contar com apoio de uma viatura da Autarquia, que reforçará a segurança viária.

Devido ao plano operacional, a Ciclofaixa de Lazer não funcionará excepcionalmente neste domingo (15/02).

Saúde

De acordo com Felipe Soares, médico coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Secretaria Municipal de Saúde trabalhará com base na experiência dos anos anteriores.

Serão montados dois Postos Médicos Avançados (PMAs) para atender os casos mais leves e mais recorrentes nos eventos, como embriaguez, ferimentos leves e torção, “Todos os atendimentos serão feitos in loco para evitar a sobrecarga de atendimento nas principais unidades devido à concentração de foliões”, afirmou Felipe Soares. O uso desses equipamentos em eventos como a Copa do Mundo e o Réveillon provou que eles conseguem resolver quase 100% dos casos.

O posto localizado no Aterrinho da Praia de Iracema terá o apoio de dois médicos, um maqueiro, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem e dois motoristas socorrista. Já o instalado na Praça José Bonifácio terá um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e um motorista socorrista.

A rede de atenção à urgência e emergência funcionará de forma completa. Os casos mais graves serão encaminhados para a emergência do Instituto Dr. José Frota (IJF), que, durante o período de carnaval, funcionará normalmente com equipes de plantão 24 horas, formadas por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, entre outros.

Para atender a demanda, que geralmente aumenta nessa época, a direção do IJF suspendeu as cirurgias eletivas externas (procedimentos realizados com hora marcada para pacientes que estão aguardando em casa e que não são urgentes).

A Área Técnica de DST/Aids e Hepatites Virais distribuirá preservativos e materiais educativos em pontos estratégicos da cidade, como Aterrinho da Praia de Iracema, Domingos Olímpio, terminal Rodoviário de Fortaleza Engenheiro João Tomé, e nos sete terminais de integração de ônibus da capital.

A Célula de Vigilância Sanitária também atuará na fiscalização dos alimentos comercializados nos locais das festas.

Segurança

A segurança dos foliões será reforçada com o efetivo de 348 guardas municipais e 614 policiais militares. A Avenida Domingos Olímpio terá 180 guardas atuando no local, de domingo à terça, com 60 homens por dia; no Aterrinho da Praia de Iracema serão 16 guardas por dia durante todo o período carnavalesco, totalizando 80 no total; e no Mercado dos Pinhões, a segurança ficará por conta 65 guardas, e, no Passeio Público, 24 homens. “Vamos trabalhar em parceria com a polícia Militar na prevenção de violência nesses locais”, disse Marcílio Távora, coordenador das Inspetorias Especializadas da Guarda Municipal.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Fortaleza terá esquema de plantão durante os quatro dias de Carnaval, com efetivo de 120 agentes. A população poderá acionar o órgão por meio do telefone 190, do Ciops.

De acordo com o coordenador especial de Proteção e Defesa Civil, Cristiano Ferrer, o trabalho do órgão é também de prevenção. “O trabalho da Defesa Civil na operação não se restringe ao período do carnaval. Já estamos, há uma semana, realizando todo o trabalho preventivo: acompanhando a montagem dos locais que receberão programação, garantindo uma estrutura de qualidade e o acesso da população do entorno. Visualizamos pontos de evacuação e acesso tomando todos os cuidados para que o carnaval da cidade transcorra dentro da normalidade”.

Limpeza

A coleta do lixo acontecerá segundo o calendário normal em todas as áreas da cidade. Nos locais de festa foi montado um esquema especial para atender a demanda, com o efetivo de 150 garis, em plantão extraordinário, distribuídos entre o aterro da Praia de Iracema, Av. Domingos Olímpio e vias próximas. Os profissionais farão a varrição e coleta do lixo, de 7h às 13h, no período de 14 a 17 de fevereiro. Serão utilizados 16 containers e oito caçambas. A expectativa da Emlurb é coletar cerca de 60 toneladas de lixo.

Combate à poluição sonora

Equipes de fiscalização da Seuma irão combater à poluição sonora, apreendendo equipamentos, como paredões de som, utilizados de maneira irregular, e notificando os responsáveis pela prática.

As denúncias relacionadas a este crime ambiental poderão ser realizadas por meio do site www.fortaleza.ce.gov.br/seuma e telefone do Ciops 190.

Fiscalização de ambulantes

As Secretarias Regionais II, IV e do Centro trabalharão no ordenamento urbano durante o Ciclo Carnavalesco. Agentes de fiscalização vão ordenar os ambulantes e as barracas cadastradas no Aterro da Praia de Iracema e na Avenida Domingos Olímpio.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Mais notícias