Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é concedido a 14 dirigentes municipais

GESTÃO PÚBLICA
06 de junho de 2019

Aconteceu nesta quarta-feira (05), às 19h, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, a cerimônia de premiação da X Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (Biênio 2018-2019). O presidente da Aprece e prefeito de Cedro, Nilson Diniz, recebeu o prêmio estadual pelo projeto ‘Do campo para a cidade: como gerar renda na agricultura familiar’. O prefeito da capital cearense, Roberto Cláudio, que também participou do evento, foi um dos  gestores municipais que ganhou o prêmio na etapa nacional.

A premiação agraciada pelo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará  (Sebrae/CE), teve na edição deste ano, 1160 inscritos. Na ocasião foram premiados 14 gestores municipais que implantaram projetos com resultados comprovados de incitação ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social do município.

A finalidade do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é o estímulo ao desenvolvimento dos pequenos negócios como prioridade na gestão pública e a identificação e valorização de ações que impactam positivamente o empreendedorismo local.

Instituído em 2001, o prêmio já recebeu mais de 10 mil projetos e teve 94 ganhadores em nível nacional. Os 1.130 projetos habilitados a concorrer ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em 2019, disputaram em oito categorias: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios (cinco regiões), Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Empreendedorismo na Escola, Desburocratização e Implementação da Redesimples, além de Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI. Na edição deste ano, foram inscritos 1.160 projetos de 23 estados (não participaram o Acre, Amazonas, Goiás e Distrito Federal), sendo que 30 deles não foram habilitados. Na etapa estadual foram 160 o total de vencedores.

Finalistas

Para se chegar aos finalistas, uma comissão formada por funcionários do Sebrae fez uma pré-seleção dos 160 projetos vencedores em nível estadual. Dentre esses projetos, os 51 que obtiveram a melhores notas foram submetidos a uma nova comissão, desta vez em nível nacional, formada por parceiros do Sebrae e por especialistas em pequenos negócios. Todas as avaliações são realizadas com base em uma matriz de pontuação, com critérios específicos de cada categoria. Entre os prefeitos vencedores deste ano, está Roberto Cláudio, de Fortaleza, que leva o prêmio pela segunda vez.

Ao final, foram escolhidos os seguintes vencedores:

Luís Fernando Moura da Silva – São José de Ribamar (MA) – Premiado na categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios com o projeto “Mercado Local Urbano, vantagem real”.

Fátima Cristina Caxinhas Daudt – Novo Hamburgo (RS) – Premiada na categoria Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico, com o projeto “Estratégia Intermunicipal em prol do Vale dos Sinos”.

Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra – Fortaleza (CE) – Vai receber o prêmio na categoria Desburocratização e Implementação da Redesimples pelo projeto “Fortaleza Online”.

Mário Henrique de Lima Biscaro – Marituba (PA) – Foi premiado na categoria Empreendedorismo na Escola, com a apresentação do projeto “Escola Empreendedora”.

Elderson Ferreira da Silva – Volta Redonda (RJ) – Foi premiado na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI pela apresentação do projeto “Volta Redonda Além do Aço”.

Alberico de Franca Ferreira Filho – Barreirinhas (MA) – Concorreu e ganhou na categoria Inovação e Sustentabilidade, pelo projeto “Voucher Digital Barreirinhas: Gestão e Sustentabilidade Turística”.

Hiroshi Kubo – Carlópolis (PR) – Foi premiado na categoria Pequenos Negócios no Campo, ao apresentar o projeto “Carlópolis Cooperativo”.

João Carlos Krug – Chapadão do Sul (MS) – Concorreu na categoria Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios – Região Centro-Oeste e apresentou o projeto “Chapadão do Sul – Polo do Desenvolvimento e Inovação”.

João Bosco Nonato Fernandes – Uiraúna (PB) – Foi premiado na categoria Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios – Região Nordeste com o projeto “Uiraúna- Cidade de fazer negócios”.

Evandro Marques da Silva – Monte Negro (RO) – Concorreu na categoria Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios – Região Norte, com o projeto Desenvolva.

Fabrício Petri – Anchieta (ES) – Foi premiado na categoria Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios – Região Sudeste, com o projeto “Anchieta Criativa e Empreendedora”.

Marcelo Rangel Cruz de Oliveira – Ponta Grossa (PR) – Vai receber o prêmio na categoria Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios – Região Sul, por desenvolver o projeto “Primeira Sala Digital do Brasil”.

Municípios partícipes do projeto de Novo Hamburgo – Categoria Cooperação Intermunicipal Para o Desenvolvimento Econômico

Luciano Libório Baptista Orsi – Campo Bom (RS) – Premiado na categoria Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, com o projeto “Estratégia Intermunicipal em prol do Vale dos Sinos”.

Corinha Molling – Sapiranga (RS) – Premiado na categoria Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, com o projeto “Estratégia Intermunicipal em prol do Vale dos Sinos”.

Com informações do SEBRAE.

 

 

Mais notícias