Presidente da Aprece participa de reunião sobre endividamento rural em Brasília

APRECE
06 de junho de 2014

O presidente em exercício da Aprece, Expedito José do Nascimento, participou, na tarde da última quarta-feira (4), no Anexo II, da Câmara dos Deputados, de uma reunião com a bancada federal cearense para tratar do endividamento rural dos agricultores.

O encontro abordou a negociação de dívidas de agricultores de pequeno e médio porte do Nordeste; a dívidas dos profissionais de Ciências Agrárias (prodesianos), a inclusão das Micro e Pequenas Agroindústrias na renegociação que tem como base a lei 12.844/2013, a liquidação e repactuação de operações de créditos rurais contratados em toda área de atuação da Sudene e a diferenciação dos encargos financeiros para as operações de crédito rural no semiárido.

Na oportunidade, Expedito José colocou à Aprece à disposição para realizar quaisquer mobilizações que se façam necessárias, a colaborar para a criação de fóruns regionais e demais ações que ajudem a engajar os produtores rurais nas negociações de suas dívidas. Nesse processo, salientou, o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil serão parceiros fundamentais. Sugeriu, ainda, que através das lideranças em cada município os produtores rurais cearenses fossem informados sobre tudo o que está sendo discutido e feito sobre o tema. “O Nordeste não pode, mais uma vez, ser penalizado”, afirmou, referindo-se ao não cumprimento da lei que estabelece a negociação das dívidas rurais.

Mais notícias