Presidente da Aprece recebe representantes do Conselho Regional de Administração

APRECE
25 de agosto de 2015

Na tarde da última segunda-feira (24), o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, recebeu, na sede da entidade, representantes do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE). Na oportunidade, eles divulgaram o projeto Administrador na Gestão Municipal, que integra o Programa ADMPública. A ideia é formar parcerias estratégicas, a exemplo das que já foram iniciadas com instiutições públicas e privadas. Além da Aprece, foi feito um primeiro contato com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), e a meta é estender as relações de parceria para que a atuação para a melhoria da gestão pública não seja isolada.

Os visitantes aproveitaram a oportunidade para reforçar o convite para o I Fórum de Gestão Pública do Ceará, que acontecerá em Fortaleza, nos dias 27 e 28 de agosto, com o objetivo de oferecer as melhores práticas de gestão pública, através da profissionalização dos gestores e servidores das áreas municipal, estadual e federal.  Participaram do encontro com o presidente da Aprece: a secretária executiva da entidade, Jenine Macedo; o presidente do CRA-CE, Leonardo José Macedo; o presidente da Associação de Administradores do Estado do Ceará (AADECE), Lamarck Mequita; a coordenadora do projeto ADMPública do CRA-CE, Fernanda Renner; e o ex-presidente do CRA-CE, Marcos Eliano Tavares Ribeiro.  

De acordo com Fernanda Renner, a gestão pública não pode se igualar totalmente a gestão privada, dadas suas características legais, mas pode adotar algumas técnicas gerenciais para ter melhoria em seus processos, celeridade nas decisões e obtenção de melhores resultados nos serviços oferecidos aos cidadãos. “Uma forma de melhorar a gestão é capacitando os servidores. O mercado oferece vários cursos de capacitação, pagos e gratuitos na área de gestão pública, até mesmo pelas escolas de gestão pública. Creio que podemos contribuir oferecendo capacitação em técnicas gerenciais que auxiliem os gestores a orientar melhor seus programas, conduzir melhor suas atividades, monitorando as ações para um melhor desempenho. Poderíamos abordar inclusive, sobre inovação, um tema muito comum na gestão privada, mas que já faz parte da gestão pública”, explicou.

Mais notícias