Presidentes do Senado e da Câmara participam da XXI Marcha

CONGRESSO NACIONAL
23 de maio de 2018

A XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios recebeu, na manhã desta quarta-feira (23), diversos parlamentares representando o Congresso Nacional. Participaram desse grande momento municipalista os presidentes do Senado, senador Eunício Oliveira, e da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia. Na oportunidade, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) entregou aos parlamentares a pauta municipalista prioritária.

“Em um primeiro momento, nós tivemos dificuldade de nos relacionarmos com o Congresso, há 20 anos. Hoje, conseguimos transformar o que era um momento de atrito em um momento de diálogo”, disse o presidente da CNM Paulo Ziukoski. Ele destacou os avanços obtidos pela parceria entre a CNM e o Congresso. Entre eles, a derrubada do veto do ISS e do Encontro de Contas. “A partir do diálogo, pudemos garantir R$ 641 bilhões através de projetos de lei de nossa iniciativa de trabalho e de mobilização. E hoje esse dinheiro vai para a saúde, a educação, a assistência social e vai para a infraestrutura”, pontuou.

Na oportunidade, o senador Eunício Oliveria firmou compromisso de seguir recebendo e ajudando os prefeitos em suas demandas. “Contem comigo para somar forças, dialogar e encontrar soluções para os problemas enfrentados pelas gestões municipais”, afirmou o presidente do Senado, ressaltando seu compromisso com a pauta municipalista apresentada pela CNM.

O deputado Rodrigo Maia frisou a importância do poder legislativo estreitar a aproximação com os municípios, com atendimento constante aos prefeitos e sensibilidade e compromisso com as pautas municipalistas. “A estruturação de um novo Pacto Federativo é difícil, mas fundamental. É preciso viabilizar uma menor concentração de reo ceitas por parte da União, com transferências imediatas e diretas de recursos provenientes de impostos para Estados e municípios”, disse. O presidente da Câmara recebeu a lista de demandas municipalistas, mas sugeriu que a mesma fosse posteriormente enxugada, haja vista a proximidade do período eleitoral e mesmo as limitações de votações impostas pela atual interdição militar do Rio de Janeiro.

Acesse AQUI a Pauta Prioritária.

Confira todas as fotos no nosso Flickr AQUI.

Mais notícias