Programa beneficia povos e comunidades tradicionais que conservam os recursos naturais

MEIO AMBIENTE
22 de dezembro de 2016

O Bolsa Verde é um programa de transferência de renda para famílias em situação de extrema pobreza que vivem em áreas de relevância para a conservação ambiental. Funciona como um incentivo às comunidades para que continuem usando, de forma sustentável, os territórios onde vivem.

O programa concede R$300 reais, de três em três meses, para as famílias que sejam beneficiárias em áreas para a conservação ambiental, respeitando as regras de utilização dos recursos. O benefício será concedido por dois anos, podendo ser renovado.

Esse benefício, criado no âmbito do plano Programa Brasil Sem Miséria, é destinado àqueles que desenvolvem atividades de uso sustentável dos recursos naturais em Reservas Extrativistas, Florestas Nacionais, Reservas de Desenvolvimento Sustentável federais e Assentamentos Ambientalmente Diferenciados da Reforma Agrária.

Também podem ser inclusos no Programa territórios ocupados por ribeirinhos, extrativistas, populações indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais, além de outras áreas rurais definidas por ato do Poder Executivo. O Programa representa um passo importante na direção de reconhecer e compensar comunidades tradicionais e agricultores familiares pelos serviços ambientais que prestam à sociedade.

 

Mais informações:

Gerência de Gestão Socioambiental – Departamento de Extrativismo

Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável – Ministério do Meio Ambiente

Esplanada dos Ministérios, bloco B, 7º andar, sala – Cep. 70.068-901 – Brasília/DF

Tel. (61) 2028-1143

Email: bolsaverde@mma.gov.br

Facebook: www.facebook.com/ministeriomeioambiente

Veja mais aqui.

Mais notícias