Programa Expresso Cidadã leva cidadania às agricultoras do Ceará

DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
24 de março de 2014

Até 1º de abril o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) estará realizando no Ceará mutirões de documentação da trabalhadora rural. O objetivo é promover o acesso à documentação básica do cidadão brasileiro. O Expresso Cidadã contemplará quatro municípios cearenses. Com a iniciativa, mulheres e os familiares poderão colocar em dia documentos civis, trabalhistas e previdenciários.

As ações serão realizadas nos municípios de Boa Viagem (25 e 26), Madalena (27), Caridade (28 e 29) e Paramoti (31/03 e 01/04). Das 8h às 17h, as mulheres poderão emitir as carteiras de identidade e trabalho, CPF, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e ser incluídas no Cadastro Único (CadÚnico) de políticas sociais do Governo Federal. Durante os atendimentos, são realizadas palestras e orientações.

De acordo com a coordenadora de Acesso à Terra e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Layla Torres, os mutirões no Nordeste têm uma grande importância, uma vez que é a região brasileira com maior demanda pela documentação. “Esses mutirões são realizados a partir da demanda dos movimentos sociais. Então, levamos a essas mulheres o primeiro instrumento de inclusão social, que é o acesso à documentação”, observa.

Para mais informações, procure os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR) ou a prefeitura municipal dessas localidades.

Mais notícias