Programa Garantia Safra é tema de reunião na Aprece

GARANTIA SAFRA
17 de maio de 2016

Discutir ações em parceria para auxiliar o andamento do Programa Garantia Safra de forma efetiva no Ceará. Esse foi o objetivo de reunião, realizada nesta terça-feira (17), entre o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), da Empresa de Assistência Tecnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/CE).

Durante o encontro, realizado na sede da Aprece, foram debatidas questões emergenciais, referentes ao Garantia Safra 2015/2016, e estratégicas, levando em consideração análises e projeções para os próximos anos. Para Expedito José do Nascimento, a reunião de trabalho foi de suma importância para alinhar pensamentos e buscar alternativas para o melhor aproveitamento do seguro por parte dos agricultores familiares dos municípios que sofrem com a seca.

Na oportunidade, foi lançada como proposta emergencial a solicitação de excepcionalidade para esse ano da portaria que estabelece a fórmula de cálculo do Governo Federal para a determinação da safra, a partir da qual serão estabelecidos os critérios para a concessão dos recursos. A ideia foi a de estabelecer, para o Garantia Safra 2015/2016, somente a exclusão dos dois piores anos, na média da década utilizada para o cálculo, e não das duas melhores e duas piores safras, como costumeiramente é feito. Isso melhoraria a análise dos laudos, beneficiando mais famílias de agricultores.

Em médio prazo, foi debatida a realização de capacitações nos municípios, tanto em nível técnico para a correta aplicação de informações nos laudos, quanto em uma perspectiva política, sensibilizando os gestores para esse correto repasse de dados, sem prejudicar os demais indicadores, ocasionando perda de outros tipos de recursos.  

O presidente da Ematerce, Antônio Amorim, prontificou-se a levar todas as reflexões e propostas do grupo para uma reunião que acontecerá, no próximo dia 2 de junho, em Salvador, com secretários de agricultura e Emater de todo o País. “Precisamos trocar informações com os demais estados beneficiados pelo Garantia Safra (os do Nordeste e de parte de Minas e do Espírito Santo). É importante saber os problemas comuns e buscar alternativas”, avaliou.

Mais notícias