Programa oferece formações gratuitas para voluntários do Novo Mais Educação

FORMAÇÃO
19 de setembro de 2017

O Impulsiona Educação Esportiva, projeto do Instituo Península, oferece formações às escolas do Programa Novo Mais Educação (PNME). Voluntários, professores, facilitadores e articuladores do Programa terão acesso a cursos online e conteúdos digitais desenvolvidos para ampliar a oferta de esportes nas escolas, utilizar a educação esportiva para o desenvolvimento integral dos alunos e valorizar a cultura esportiva local.

As formações são gratuitas e resultado de uma cooperação técnica estabelecida entre o Ministério da Educação, a Undime, o Consed e o Instituto Península. A ideia central do programa é capacitar os professores, coordenadores pedagógicos e, prioritariamente, facilitadores e articuladores do Programa Novo Mais Educação, para que sejam grandes impulsionadores da educação esportiva nas escolas em que atuam.

Os cursos online são oferecidos por meio da plataforma e- Proinfo, do MEC, e têm carga horária de 10 horas, podendo ser concluídos no prazo de 30 dias. Além disso, contam com o acompanhamento de um moderador, que propõe atividades, esclarece dúvidas e promove a troca de experiências entre os participantes de cada turma. Ao final da conclusão de todas as atividades do curso, o participante tem acesso ao certificado.

Os conteúdos digitais podem ser baixados diretamente do portal do Impulsiona, na seção Impulsiona na Sala de aula, e usados conforme, os voluntários do PNME e demais professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental sentirem necessidade.

Para potencializar a inclusão de novos esportes no cotidiano das escolas de todo o Brasil, o Impulsiona aborda modalidades sugeridas nas atividades do campo Esporte/Lazer do Programa Novo Mais Educação, além de outras que também podem ser incorporadas à rotina escolar. São elas: judô, karatê, luta olímpica, taekwondo, capoeira, esgrima, ginástica rítmica, basquete, futebol, handebolrúgbi, futebol de 5, atletismo, natação, tiro com arco, golfe, badminton, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, vôlei sentado, hóquei e goalball.

O Ministério da Educação ressalta que o Impulsiona Educação Esportiva mesmo disponibilizando cursos, preferencialmente, voltados para os voluntários do PNME, esses cursos estão disponíveis, também, para os professores do Ensino Fundamental, numa perspectiva de apoiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas cada vez mais interdisciplinares.

Como participar?

Para realizar os cursos é preciso realizar o cadastro na página do Impulsiona Educação. A partir desse cadastro, a pessoa será direcionada ao e-Proinfo. Lá é necessário dar prosseguimento ao cadastro para então escolher o curso e iniciar o processo.

Fonte: Undime

Mais notícias