Programa Turma Legal oferece atividades para facilitar o ensino remoto

EDUCAÇÃO
15 de abril de 2021

O programa Turma Legal é uma iniciativa de educação socioemocional em andamento desde 2015, com participação avaliativa e criativa dos professores que participam. Ele é uma realização da organização educativa sem fins lucrativos Comunicação e Cultura. No Estado, conta com a parceria da Undime/CE. A iniciativa está, neste momento de pandemia, em uma modalidade remota, adaptada ao momento emergencial da educação e todos os municípios podem ter acesso à ela de forma gratuita. O programa oferta atividades para ensino remoto síncrono, assíncrono e por materiais escritos, para os alunos que não tem conexão com internet (no momento, esse último tipo de atividades apenas a partir do 4o ano). Também oferta atividades de acolhida para os sistemas de educação que voltam para o ensino presencial.

Nesta situação excepcional o programa pode ser aplicado no Ensino Fundamental I e II, e no Ensino Médio. Considerando a situação de estresse emocional produzida pela pandemia e as possibilidades limitadas de educação socioemocional remota, a versão emergencial do programa foca em alimentar os vínculos afetivos entre os alunos e destes com os professores, fortalecer o sentimento de pertencer a um grupo (a turma escolar) e a revigorar o interesse dos alunos pela educação, mediante atividades diferenciadas que motivam a participar das aulas remotas.

Como funciona

A situação provocada pela pandemia levou à criação de uma versão emergencial do programa para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio com planos de aula e atividades específicas para o ensino remoto síncrono, para o remoto assíncrono e para os alunos que recebem textos/tarefas escritas.

As atividades visam reduzir os efeitos emocionais negativos da pandemia e do distanciamento social, particularmente nas crianças, adolescentes e jovens, afastados do convívio com seus pares.  Eles focam em alimentar os vínculos afetivos entre os alunos, e destes com os professores, o sentimento de pertencer a um grupo (a turma escolar) e, em última instância, a revigorar o interesse pela educação.

Uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), baseada em respostas de cerca de 7.000 pais, revelou que 27% de crianças e adolescentes brasileiros entre 5 e 17 anos apresentavam sintomas de ansiedade ou depressão no ano passado em níveis clínicos, ou seja, necessitavam de acompanhamento médico. A descarga e o alívio emocional que a expressão e a fala propiciam é uma contribuição à nosso alcance, mesmo com as limitações do ensino remoto.

O programa segue um paradigma de simplicidade. No início do mês são enviadas as atividades do mês, na forma de planos de aula autoexplicativos que não apresentam nenhuma dificuldade de realização para o professor. Tudo o que é necessário para a realização das atividades está incluído nos mesmos. Para os alunos que não dispõe de conexão, são propostas atividades impressas (duas “Páginas de Vida” por semana, impressão a cargo do município).

Coordenadores pedagógicos e professores passam por uma formação inicial rápida. O andamento do programa nas escolas é acompanhado junto com o articulador do programa na secretaria de educação, que deve estar lotado na coordenação de ensino. O articulador participa de reuniões com os articuladores dos outros municípios, para criação pedagógica, avaliação, acompanhamento e troca de experiências.

Interessados devem se inscreverem AQUI.

Outras informações: turmalegal.org.br

Fonte: ONG Comunicação e Cultura

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