Programa Vidas Preservadas 2022 será lançado no dia 28 de abril

EVENTO
18 de abril de 2022

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) irá lançar, no próximo dia 28 de abril, mais uma edição do Programa Vidas Preservadas: Conexão além do virtual – Redes sociais e seus impactos na saúde mental. O evento, que é aberto ao público, acontecerá na sede da Procuradoria Geral de Justiça e será realizado em formato híbrido. Os interessados em participar presencialmente do lançamento terão que apresentar comprovante com as três doses da vacina contra a Covid-19.

O lançamento contará com a palestra magna da doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Karen Scavacini. A palestrante é mestre em Saúde Pública pelo Instituto Karolinska (Suécia) na área de Prevenção ao Suicídio e Promoção de Saúde Mental, com especialização em Gestalt Terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Também irão palestrar no evento a psicanalista Fabiana Vasconcelos, que também é pós-graduada pela Boston Graduate School of Psychoanalysis e responsável pelo desenvolvimento das metodologias de Educação e Prevenção do Instituto DimiCuida desde 2015; e a psicóloga Luisa Maria Freire Miranda, que possui especialização em Neuropsicologia pela UniChristus e mestrado em Psicologia na Universidade Federal do Ceará.

Na ocasião, também haverá a participação especial dos psiquiatras André Tavares e Davi Queiroz e da psicóloga Alessandra Xavier. Por sua vez, os presidentes de mesa serão o promotor de Justiça e diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESPM), Eneas Romero, e a procuradora de Justiça e ouvidora-geral do MPCE, Isabel Pôrto.

Segundo a coordenadora do Vidas Preservadas do MPCE, promotora de Justiça Karine Leopércio, o programa desse ano optou por discutir acerca dos perigos digitais, uso das redes sociais e sua interferência na nossa saúde mental. “Considero o tema como de maior relevância, já que estamos cada vez mais conectados virtualmente e nos distanciando das relações reais, afetando, não apenas a dinâmica dos relacionamentos pessoais, profissionais e familiares, mas, sobretudo, nossas visões de mundo, nossa resiliência e empatia. O impacto destas conexões virtuais também tem repercutido, de forma preocupante, nos índices de suicídios praticados, principalmente, entre os adolescentes”, reforça a promotora de Justiça.

Ainda de acordo com a coordenadora do programa, os palestrantes do evento deste ano possuem vasto conhecimento e experiência sobre o assunto. “Será um momento para refletirmos sobre a busca de pontos de equilíbrio no uso da tecnologia e no fortalecimento das defesas pessoais contra os problemas da exposição excessiva das redes sociais”, destaca.

Vidas Preservadas

O Programa “Vidas Preservadas: o MP e a sociedade pela prevenção do suicídio” foi criado em 2018 pelo Ministério Público do Estado do Ceará por intermédio dos Centros de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOPIJ), do Meio Ambiente (CAOMACE), da Cidadania (CAOCIDADANIA) e Criminal (CAOCRIM). O objetivo é promover, com o apoio indispensável dos parceiros, uma abordagem intersetorial da temática, de modo a fomentar o debate, a sensibilização e o fortalecimento de políticas públicas para a promoção da saúde do povo cearense.

Fonte: MPCE

Mais notícias