Projeto Areninhas no Interior é lançado pelo Governo do Estado

ESPORTE
11 de setembro de 2017

O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (11), na Arena Castelão, o projeto Areninhas do Interior. O objetivo é ampliar pelo Ceará a iniciativa que na capital já conta com 23 campos. O investimento total gira em torno de R$ 70 milhões e cada Areninha custará R$ 2 milhões. O Estado vai bancar 80% dos valores e 20% ficarão a cardo das prefeituras, que também vão ceder os terrenos. As obras serão executadas pelo Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). O objetivo é propagar uma nova dinâmica social nas cidades cearenses, com estrutura para prática esportiva e lazer da população.

No primeiro momento, serão 40 areninhas distribuídas nos seguintes municípios cearenses: Acaraú, Aquiraz, Aracati, Barbalha, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icó, Iguatu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá e Tianguá. A seleção dos municípios se deu segundo nota técnica do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). A base usada no processo foi o tamanho da população de 15 a 29 anos de idade da zona urbana.

Ao anunciar as cidades, o governador Camilo Santana destacou que o Governo do Ceará continua com esforços para que mais destes equipamentos sejam projetados futuramente para outros locais do Estado. "Vamos lançar um outro programa para os municípios menores, para compensar as cidades que não receberam as Areninhas. Faremos os Campinhos: campos society, que serão construídos em 100 cidades", relatou o chefe do Executivo.

"O que estamos fazendo é repetir o bom exemplo vivenciado em Fortaleza, com as Areninhas que já foram construídas e beneficiam a população. Além de levar esporte para as pessoas, esse projeto é uma forma de dar cidadania, de descobrir talentos, de diminuir a violência nas cidades. E a ideia é que a própria comunidade faça a gestão daquele espaço. A comunidade precisa se sentir dona daquele espaço. Vamos criar um mecanismo de atividades esportivas durante o dia inteiro, e também vai ser um espaço para ser utilizado, por exemplo, para projetos que envolvem atividades com terceira idade, crianças. É um espaço para ser ocupado, para gerar também toda uma área no entorno do equipamento. Não tenho dúvidas de que as Areninhas, assim como em Fortaleza, será um sucesso no Interior", disse o governador.

Clique AQUI e veja todas as fotos.

Mais notícias