Projeto debate a cadeia produtiva da carnaúba no Ceará

DESENVOLVIMENTO RURAL
16 de maio de 2018

O Projeto Carnaúba Sustentável é uma iniciativa do Sindcarnaúba, apoiada pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e Câmara Setorial da Carnaúba, que visa o desenvolvimento da respectiva cadeia produtiva em seus múltiplos aspectos: trabalhistas, tecnológicos, de produção e eficiência, manejo e sustentabilidade social, ambiental e econômica. Em 2018, a iniciativa realizará três eventos Diálogos da Carnaúba em diferentes municípios (Sobral, Russas e Granja). O primeiro deles será em Sobral, no dia 25 de maio, das 8h às 13h, no auditório do Sesi.

Trata-se de um encontro de articulação regional que realiza diferentes oficinas de capacitação para diversos os públicos envolvidos na cadeia da carnaúba: produtores, comerciantes, trabalhadores da extração, industriais. Os assuntos abordados nas oficinas estão focados em responder as demandas da cadeia, como segurança do trabalho, aposentadoria rural, manejo da unha-do-diabo (espécie exótica que sufoca os carnaubais e ameaça a atividade), formalização das relações trabalhistas, incrementos tecnológicos de eficiência na produção do pó e mais. No evento também ficarão expostos painéis informativos de instituições e seus trabalhos.

Os municípios convidados para esse primeiro evento são: Sobral, Groaíras, Forquilha, Amontada, Irauçuba, Miraíma, Itapipoca, Itarema, Acaraú,  Santana do Acaraú, Morrinhos, Marco, Cruz, Massapê, Senador Sá, Martinópole, Granja, Uruóca, Moraújo, Coreaú, Viçosa do Ceará, Tianguá, Mucambo, Graça, Pacujá e Reriutaba. As prefeituras devem encaminhar suas representações, especialmente de suas Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento. É fundamental o envolvimento dos trabalhadores da Carnaúba de cada município.

Confira a programação completa do evento.

Diálogos da Carnaúba em Sobral

Data: 25/05/18

Horario: 8h às 13h

Local: Auditório do Sesi (Av. Dr. Arimatéia Monte e Silva, 1003 – Centro).