Projeto para uso de drones na agricultura é apresentado em seminário da SDA

PROJETO
24 de abril de 2015

O uso de novas tecnologias aplicadas à produção agropecuária sempre desperta o interesse do setor. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf) promoveu, na manhã da última quinta-feira (23), o Seminário Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Agricultura e Florestas.

O encontro teve o objetivo mostrar as novas tecnologias, como o uso do drones aplicado na agricultura e cadeias produtivas. De acordo com Thamar Akim, da empresa responsável pelas primeiras experiências com o georreferenciamento de áreas de plantio em Minas Gerais, o uso do drones representa uma economia e um avanço na agricultura.

Eficiência

"Comparado, por exemplo, com a identificação de áreas de plantio feita manualmente, com o uso do drones, o avanço é muito maior. Enquanto manualmente demora-se até um mês para esse mapeamento, com os drones podemos fazer isso em um dia", explicou Thamar.

Itamar Lemos, coordenador da Agricultura Familiar da Codaf, destacou que já existe um debate e encontros para discutir essa nova realidade no processo produtivo rural. "Pensamos nesta inovação, que auxilie os técnicos do campo, que melhore a eficiência do nosso trabalho e do produtor", disse Itamar, confirmando o multiuso do equipamento na identificação de áreas degradadas, de recursos hídricos, reflorestamento e colheita, entre outros.

O encontro foi realizado no auditório do Parque de Exposição e reuniu representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), produtores e associações. Durante o encontro, foi apresentada a experiência com a cadeia extrativista da macaúba em Minas Gerais e o projeto da Plataforma Brasileira de Bioquerosene, uma Parceria Público Privada (PPP) entre Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e empresas para o uso do bioquerosene na aviação comercial.

O projeto tem o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e, durante a Copa do Mundo no Brasil, já foram feitos testes em voos nas cidades-sede dos jogos usando o bioquerose.

Mais informações:

Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) – Av. Bezerra de Menezes, 1820 – São Gerardo

Fortaleza – Ceará

Fone: 3101-8002

Mais notícias