Projeto Paulo Freire é apresentado aos municípios pela SDA

DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
22 de outubro de 2013

Prefeitos, prefeitas e representantes de 31 municípios cearenses estiveram, na tarde desta quarta-feira (23), no auditório do Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza, para participarem de uma reunião sobre o Projeto Paulo Freire. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a iniciativa é financiada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).  A Aprece foi representada no encontro por seu vice presidente, Expedito José do Nascimento, prefeito de Piquet Carneiro.
 
Na oportunidade, os participantes foram informados que o Projeto Paulo Freire vai beneficiar os 31 municípios cearenses que têm as maiores proporções de pessoas pobres com investimento de R$ 162,2 milhões oriundos de financiamento do Governo do Estado junto ao FIDA. A contrapartida do Estado é de R$ 80 milhões. O montante será aplicado em ações como a implantação de projetos produtivos nesses municípios, e em especial na capacitação dos pequenos agricultores.
 
De acordo com o titular da SDA, Nelson Martins, o objetivo é capacitar essas famílias para receber os projetos e ações oriundas de investimentos na agricultura, pois assim, elas poderão ter trabalho e renda. O investimento será aplicado entre os anos de 2013 e 2019, em ações para reduzir a pobreza rural no semiárido cearense no âmbito agrícola e não agrícola, com foco principal em jovens e mulheres.
 
Os municípios que serão beneficiados são Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Aiuaba, Arneiroz, Hidrolândia, Parambu, Ipu, Ipueiras, Pires Ferreira, Quiterianópolis, Tauá, Coreaú, Frecheirinha, Graça, Massapê, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Reriutaba, Senador Sá, Sobral, Varjota e Irauçuba.
 
Uma equipe do FIDA está no Ceará participando de missão que prossegue até o próximo dia 25 de outubro. Durante a reunião desta terça-feira, os prefeitos puderam conhecer como vai funcionar a Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) que vai executar as ações do projeto e os seus objetivos. “Logo depois deste momento, nós vamos procurar cada município para saber, especificamente, qual o público que vamos capacitar”, informou o coordenador do Projeto Paulo Freire na SDA, Rômulo Cabral, acrescentando que os técnicos do FIDA estão definindo os recursos humanos, a estrutura técnica da UGP e o Plano de Trabalho que deverá ser executado até o final do Projeto.
 
 

Mais notícias