Quinta com Debate da Aprece aborda a trajetória do SUS em seus 30 anos de regulamentação

INSTITUCIONAL
18 de setembro de 2020

SUS: 30 anos de avanços e desafios na Saúde – o protagonismo do Ceará. Esse foi o tema da Quinta com Debate da Aprece realizada no último dia 17 de setembro, no canal da entidade no YouTube. A temática dessa semana foi em alusão aos 30 anos da regulamentação do Sistema Único de Saúde no Brasil, por meio da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. A live tratou das dificuldades e das conquistas do SUS em nessas três décadas, bem como sua importância para os municípios e o protagonismo cearense nessa trajetória.

O presidente da Aprece, Nilson Diniz, fez a abertura oficial do debate, salientando o grande impacto positivo gerado pela efetivação da integralização dos atendimentos de saúde por meio do SUS. “A Saúde é uma das poucas áreas da gestão em que se consegue atualmente efetivamente uma governança interfederativa. Seria muito importante expandir esse modelo para outras áreas”, frisou.

Em segunda fala, Nilson Diniz tratou da importância do municipalismo para implantação do SUS e para seu fortalecimento, bem como a luta pela superação do subfinanciamento das ações. Ele reforçou que no atual moment, em que se discute a efetivação de uma Reforma Tributária no país, é fundamental priorizar a garantia de mais recursos para a Saúde por meio do fortalecimento e aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde.

O pioneirismo do Ceará na implantação do SUS no Brasil foi tratado pelo coordenador geral da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará, Carlile Lavor. Nesse contexto, ele compartilhou sua ampla experiência enquanto médico, ex-secretário de saúde, ex-prefeito e ex-presidente da Aprece.

Representando o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Marcelo Alcântara Holanda; a diretora de pós-graduação em Saúde da ESP/CE, Olivia Bessa também participou do debate. Ela abordou as ações de qualificação continuada dos profissionais do SUS e sua importância para maior resolutividade na atenção em saúde.

Quem também fez parte dessa Quinta com Debate especial foi a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde no Ceará (Cosems/CE), Sayonara Cidade. Ela enumerou os diversos desafios do SUS e da execução das políticas de saúde pelos gestores municipais. Citou também as inúmeras conquistas para a melhoria da qualidade de vida da população ao longo dos 30 anos de execução do Sistema Único de Saúde no Brasil

A representante do Movimento #EuDefendooSUS, Silvia Bomfim, por sua vez, abordou durante a live toda a articulação e o trabalho da iniciativa em prol do fortalecimento do Sistema Único de Saúde no país, desde 2016. Ela citou as mudanças da pauta do movimento impostas pelo advento da pandemia de Covid-19, na perspectiva de retomar os diálogos em torno da importância do SUS como um todo, mas especificamente para o enfrentamento desse momento delicado vivenciado pela Saúde em todo o mundo.

Confira a Quinta com Debate dessa semana na íntegra:

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

Mais notícias