Quinta com Debate dessa semana discutiu avanços e desafios dos serviços socioassistenciais no enfrentamento à pandemia

INSTITUCIONAL
28 de maio de 2020

Na manhã desta quinta-feira (28), a Aprece realizou a segunda edição da Quinta com Debate, iniciativa que visa abordar e divulgar semanalmente, por meio de lives transmitidas pelo canal da entidade no Youtube, temas de grande relevância para o municipalismo cearense. Nessa semana, foram discutidos os Serviços Socioassistenciais e o enfrentamento à Covid-19: Avanços e Desafios. Participaram do debate: a titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França; a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Ceará (Coegemas/CE), Vanda Anselmo; e a consultora da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Rosângela Ribeiro.

Após as considerações iniciais; nas quais as três participantes elogiaram bastante a iniciativa da Aprece em realizar o debate, parabenizando a entidade pelo trabalho intenso de apoio e orientação aos municípios nessa fase difícil; foram iniciadas as apresentações sobre o tema. A primeira foi feita por Vanda Anselmo, que traçou um panorama sobre os principais desafios enfrentados pela Rede da Assistência. A presidente do Coegemas/CE falou que a pandemia está trazendo olhar muito apurado para toda a rede. “Não adianta transferir renda para a população sem acompanhamento na perspectiva da garantia de direitos, cidadania e igualdade. Diante dessa crise, ficou muito claro que a rede está precarizada. Precisamos nos reorganizar e nos reinventar na prestação dos serviços”, pontuou.

Em seguida, a consultora da CNM, Rosângela Ribeiro, tratou da assistência social em âmbito federal no cenário de enfrentamento à Covid-19, analisando os auxílios federais repassados a estados e municípios. Ela pontuou os principais aspectos contemplados em Nota Técnica da Confederação, que contextualiza a aplicação do repasse financeiro emergencial de recursos federais oriundos da Portaria MC 369/2020, para aquisição de EPI, alimentos e custeio de acolhimento. Ela também citou documento com as principais Perguntas e Respostas elaborado pelo Ministério da Cidadania.

A secretária Socorro França iniciou sua fala fazendo um resgate histórico da criação da Aprece e prestando uma homenagem à entidade, ressaltando a importância de sua atuação em favor dos municípios cearenses. A titular da SPS centrou sua apresentação na exposição sobre as políticas de assistência social do Governo do Cearáno enfrentamento à Covid-19.“Saímos de uma época de um mero assistencialismo para uma grande política da proteção das pessoas como sujeitos de direito. O SUAS é um sistema fundamental. É preciso sobretudo o contato permanente com as famílias para sabermos como nós enquanto estado, município e entidades podemos melhor atuar”, disse. Socorro França falou sobre ações como a distribuição dos vale gás, cestas básicas e confecção de documentos de identidade para facilitar a retirada do auxílio emergencial concedido pelo governo federal. Ela e as demais participantes dessa edição da Quinta com Debate tiveram a oportunidade de retirar dúvidas diversas dos diversos participantes que participaram ao vivo da live.

Quinta com Debate

Iniciativa da Aprece, por meio de sua Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM) e de suas Redes Técnica, a Quinta com Debate objetiva disponibilizar capacitação e conhecimentos para todos os agentes públicos e para a sociedade em gera. Os encontros são transmitidos pelo canal do YouTube da entidade (Aprece Ceará), todas as quintas-feiras, às 10h, abordando temas de grande relevância para os municípios. A ação conta com o apoio de grandes instituições e parceiros de renome que apoiam a entidade e a EGPM nas ações de capacitação desenvolvidas, contribuindo para a qualificação dos servidores e consequente melhoria em sua atuação no atendimento à população e na execução das políticas públicas.

Confira AQUI, na íntegra, a live sobre Serviços Socioassistenciais e o enfrentamento à Covid-19: Avanços e Desafios

 

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)