Quinta com Debate discute gestão e governança nas transferências da União aos municípios

APERFEIÇOAMENTO
05 de agosto de 2022

Nesta semana, a Aprece realizou sua Quinta com Debate tratando do tema “Gestão e Governança nas Transferências da União e o Papel dos Municípios”. Transmitida no Canal da entidade no YouTube, a Live foi prestigiada por gestores municipais não só do Ceará, mas de vários estados do país.

O objetivo foi discutir o papel dos entes locais na implantação do Modelo de Governança e Gestão (Gestão.gov.br), cujo objetivo é contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à população. Será apresentada a aplicação do Instrumento de Maturidade da Gestão (IMG), cujo prazo para os municípios se encerra em setembro. A ferramenta é capaz de viabilizar condições para o aprimoramento da governança e da gestão dos órgãos e entidades que operacionalizam parcerias por meio da Plataforma +Brasil.

O debate contou com a participação de convidadas especiais: Regina Lemos, Diretora do Departamento de Transferências da União na Secretaria de Gestão do Ministério da Economia; Tâmara Castro, Coordenadora-Geral de Governança e Gestão da mesma Pasta; e Simone Sarmento, analista técnica administrativa do Departamento de Transferências da União, também do Ministério da Economia.

No início da Quinta com Debate, foi feita uma apresentação sobre a Rede +Brasil, detalhando conceito, objetivos e o trabalho colaborativo com os parceiros. Também foram apresentadas as ferramentas de gestão da Rede e sua importância para o fortalecimento das políticas públicas. Durante o debate, os internautas tiveram a oportunidade de fazer comentários e de tirar dúvidas ao vivo, pelo chat da Live.

Assista ou reveja a Quinta com Debate:

 

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

Mais notícias