Quinta com Debate discute importância da formação financeira para efetividade das gestões municipais

DISCUSSÃO
18 de março de 2022

Estreando em novo horário, agora sempre às 10h, no canal Aprece Ceará no YouTube, a Quinta com Debate trouxe, na última quinta-feira (17), uma discussão sobre a importância da formação financeira com efetivos resultados para as gestões municipais.

Na oportunidade, foram compartilhadas boas práticas na área. Foi ressaltado o Termo de Cooperação Técnica firmado em 2021 entre a Aprece, por meio de sua Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM/Aprece), e a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), pelo qual foi realizada parceria para desenvolvimento de ações visando a formação financeira dos gestores municipais cearenses, entre outras ações.

A diretora da EGPCE, Priscilla Marreiras, falou sobre o Projeto de Formação Financeira desenvolvido por meio dessa parceria, que culminou na realização do primeiro Curso de Formação Financeira Estratégica, realizado em formato híbrido no ano passado. Ela ressaltou os principais desafios dessa iniciativa, elencando as principais oportunidade para as gestões municipais e os resultados alcançados. Ela ressaltou a importância do debate e agradeceu a iniciativa da Aprece em divulgar esse tipo de informação e colaborar com as melhorias constantes das gestões.

A instrutora do curso Maria Aparecida Gomes (Paíta), analista de Planejamento e Orçamento na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) reforçou a importância do investimento da formação na área do planejamento, levando em consideração todo o sistema orçamentário, o desenvolvimento de ações dentro do plano de governo, avaliação e busca por melhoria dos indicadores, e antecipação das necessidades dos municípios. “A efetividade da gestão tem na ponta o financeiro, mas começa com o ato de planejar para bem governar”, disse, ressaltando o papel da formação realizada pela parceria entre EGPCE e Aprece com a realização do curso de formação financeira.

Cursista da primeira turma do Curso de Formação Financeira, a coordenadora de Compras e Contratos da Secretaria de Assistência Social do município de Morada Nova, Rayanne Rabelo, falou sobre a sua experiência e impressões acerca da capacitação. De acordo com ela, o curso foi fundamental para destacar, relembrar e atualizar informações importantes para os servidores da área participantes. “Veio nos orientar e nos qualificar ainda mais sobre diversos temas fundamentais para garantir uma gestão mais efetiva. Para mim, de fato, foi um divisor de águas. Hoje entendo melhor o orçamento do município, o PPA, as leis municipais, e muito mais”, afirmou.

Nova formação

E já estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso Formação em Gestão Financeira: Estratégias e Inovações na Gestão Municipal. A formação disponibilizará 30 vagas destinadas a empregados e servidores públicos municipais que atuam no setor financeiro da rede municipal. As inscrições serão iniciadas de 4 a 18/04, com aulas a partir do dia 25 de abril. Em breve o link de inscrições será divulgado.

Veja ou reveja a Quinta com Debate na íntegra:

 

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (Comak/Aprece)

Mais notícias