Quinta com Debate discute papel e importância das ouvidorias municipais

GESTÃO PARTICIPATIVA
18 de setembro de 2023

A Quinta com Debate realizada pela Aprece, na última semana, tratou do papel das ouvidorias como instrumento de gestão participativa no âmbito dos municípios, em seu canal no YouTube. A Live semanal discutiu a importância desse serviço enquanto canal de atendimento às manifestações dos cidadãos sobre a prestação de serviços públicos locais. Também foram abordadas iniciativas colaborativas para o fortalecimento da rede de ouvidorias municipais no Ceará.

Participaram do debate a Ouvidora-Geral do Ministério Público do Ceará (MPCE), Loraine Molina; a Promotora de Justiça do MCPE, Ana Paula de Morais; a Ouvidora-Geral de Caucaia, Sephora Barcelos; e a Ouvidora-Geral de Itaitinga, Silvania Cartaxo.

Entre os vários assuntos tratados na Live, destaque para o cenário das ouvidorias no Ceará, as iniciativas realizadas para a formação e fortalecimento da rede de ouvidorias municipais e a parceria entre a Ouvidora Geral do MPCE e Aprece para universalização das ouvidorias municipais no Estado.

Também foi abordada a implantação da ouvidoria como primeiro passo para assegurar o direito à cidadania e à transparência dos serviços prestados pelo poder público. Especial destaque foi dado para o investimento no fortalecimento do serviço, no aprimoramento das ações e dos instrumentos que possibilitem o acesso cada vez mais fácil e a celeridade das respostas às manifestações registradas. Nesse contexto, foram apresentadas situações práticas, no compartilhamento das experiências das ouvidorias dos municípios Caucaia e de Itaitinga.

Confira o material apresentado/citado na Live:

Ouvidoria-Ativa Caucaia

Cartilha Ouvidoria Itaitinga

Assista ou reveja a Quinta com Debate na íntegra:

 

Coordenadoria de Comunicação/Aprece

Mais notícias